O Reitor-Mor em terras brasileiras

O décimo sucessor de Dom Bosco, Pe. Ángel Artime, esteve pela primeira vez no Brasil entre os dias 24 e 26 de julho. Ele esteve na cidade de Niterói-RJ e participou de diversas atividades ao longo de sua estadia. No ano do Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, a presença do Reitor-mor nesta cidade possui um significado especial, pois foi neste local que os primeiros salesianos chegaram ao Brasil, no ano de 1883.

No dia 24 de julho, o Reitor-mor chegou no Rio de Janeiro e foi recebido por jovens, salesianos e membros da Família Salesiana em um clima festivo de muita alegria.  No dia 25 padre Ángel abençoou a capela-oratório de Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no jardim da residência salesiana de Niterói-RJ. Em seguida, concedeu uma entrevista exclusiva à TV Canção Nova, que também cobriu as suas atividades do dia. A Comunidade Canção Nova também pertence à Família Salesiana.

Ainda no dia 25, o Reitor-mor assistiu, juntamente com a Família Salesiana presente, a apresentação da Centenária Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa, a mais antiga banda colegial do Brasil. A banda emocionou a todos os presentes com execuções que lembraram a sua história e mostraram a cultura musical brasileira. Em seguida, o Reitor-mor, recebeu uma Moção Honrosa da Câmara de Vereadores de Niterói. A Menção se deve ao significativo trabalho desenvolvido pelos Salesianos ao longo desses 132 anos em Niterói. Pe. Ángel ainda se reuniu com os formandos em momento de reflexão e interação, respondendo a perguntas dos presentes, e foi homenageado com diversas apresentações dos próprios formados salesianos.

No domingo, 26, o décimo sucessor de Dom Bosco celebrou uma missa na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Niterói-RJ, em que estavam presentes a Família Salesiana e também a comunidade local, e ainda contou com a transmissão ao vivo pela TV Canção Nova. Neste dia o Reitor-mor também se reuniu com os inspetores salesianos para tratar de assuntos referentes às inspetorias e ação salesiana no Brasil.

Após a estadia no Brasil, Pe. Ángel segue para o Chile, onde se reunirá com os Diretores de Comunidades, Salesianos em geral, Formandos, Integrantes da Casa de Saúde; como também com as Filhas de Maria Auxiliadora, Representantes da Fundação Dom Bosco, da Universidade Católica Silva Henríquez e da Família Salesiana.

ENCONTRO NACIONAL DOS FORMANDOS

O Encontro Nacional dos Formandos Salesianos aconteceu entre os dias 24 e 26 de julho, também na cidade de Niterói-RJ. Participaram do encontro os salesianos de todas as etapas de formação das inspetorias salesianas do Brasil.

O primeiro dia do encontro, começou com uma Eucaristia na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, inspetor da Inspetoria São João Bosco. Pe. Orestes fez memória à primeira comunidade salesiana do Brasil e motivou os formandos quanto a importância do espírito missionário salesiano. Neste dia os participantes se dedicaram ao estudo e aprofundamento do Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana, que foi assessorado pelo padre Rafael Zanata da inspetoria de Campo Grande.

O Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Artime, teve um momento especial com os formandos e, ao se dirigir aos jovens salesianos, disse que “os irmãos que se consagraram na congregação precisam se cuidar mutuamente, para que juntos, como comunidade, a missão aconteça de forma saudável”. Após a Eucaristia, todos se reuniram na praça de alimentação do Colégio Santa Rosa, onde, ao som da centenária Banda do Colégio, os convidados se confraternizaram e se emocionaram ao relembrarem da história dos filhos de Dom Bosco em Niterói.

Entre os estudos, reflexões e orientações, os jovens formandos também tiveram momentos de interação e diversão, que são típicos do contexto salesiano.

Acesse todos as fotos do Reitor-mor no Brasil e também das atividades do Encontro Nacional dos Formandos neste link: https://www.flickr.com/photos/[email protected]/page1

Inspetoria Salesiana São João Bosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.