Oferecer proteção social preventiva e educativa de situação de risco e vulnerabilidade, organizada em grupos heterogêneos a partir de interesses, demandas e potencialidades dos usuários, de modo a garantir aquisições progressivas por meio do desenvolvimento de competências, propiciando vivências para o alcance da autonomia, do protagonismo e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O Circo Social é um Serviço que foi assumido pela Obra Social Dom Bosco em agosto de 1995, onde funcionava o antigo Clube da Turma, projeto da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, chamada na época de Secretaria do Menor.
É um Serviço de Proteção Básica, tipificado nacionalmente como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Modalidade Circo Social, realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).
Atende 800 crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de 06 a 17 anos e onze meses, pertencentes ao bairro de Itaquera e entorno.
As técnicas circenses, artísticas, esportivas e culturais desenvolvidas possibilitam ações corporais, tais como: domínio e consciência corporal; domínio do corpo em deslocamento e manipulações; domínio do corpo em contato com o outro.
Prioriza-se o diálogo, a troca de saberes, a expressão de dúvidas, a resolução de conflitos, a percepção das diferenças, como elementos-chave no processo de apropriação e expansão de conceitos, atitudes, valores e competências pessoais e sociais.
Oficinas oferecidas no CIRCO SOCIAL
Critérios e prioridades para a inclusão:
Crianças e adolescentes com idade de 6 a 17 anos e 11 meses; risco e vulnerabilidade familiar e social. Tem prioridade no processo os candidatos beneficiados ou com perfil de recebimento dos programas de Transferência de Renda (bolsa família, ação jovem, renda mínima, PETI, BPC, etc).
As inscrições são realizadas presencialmente, de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Rua do Contorno, s/n, ao lado do Metrô Corinthians-Itaquera (travessa da Rua Eng. Sidney Aparecido de Morais).