COMUNIDADE RELIGIOSA
Ir. Antônio Carlos Martins
Pe. Aramis Francisco Biaggi
Pe. Mauro Gozzi
Pe. Rosalvino Morán Viñayo
Pe. Vinicius Ricardo de Paula
A Pastoral Juvenil Salesiana & Cidadania
A missão salesiana dá à nossa existência o seu tom concreto e exprime-se no concreto da ação histórica, no conjunto de projetos, obras, ambientes educativos, lugares de formação e atividades de evangelização, com o nome genérico de Pastoral Juvenil Salesiana (PJS).
A PJS não esgota a riqueza da missão da Congregação. A missão é, de fato, uma realidade teologal, estritamente relacionada com a mesma vocação da Congregação e de cada irmão individualmente. Ela se exprime em ações concretas, é a expressão primeira e típica da missão.
Ela é pastoral, em primeiro lugar, por ser expressão multiforme de uma comunidade eclesial, em cujo núcleo animador está presente a comunidade dos consagrados salesianos, com os leigos colaboradores (cf. CG25), marcada pelo carisma salesiano, que exprime a sua missão através das obras educativo-pastorais.
Ela é juvenil porque no centro da sua ação está a pessoa dos jovens, especialmente os mais vulneráveis. Trata-se de buscar os jovens na sua realidade, com seus recursos e dificuldades, e descobrir os desafios dos contextos culturais, sociais e religiosos nos quais vivem, dialogando com eles para propor, através da pedagogia do acompanhamento um caminho de encontro vivo consigo mesmo, com o outro e com o transcendente, respeitando as diversas culturas religiosas presentes entre os jovens (cf. CG20, n. 360).
Ela é salesiana porque tem no carisma de Dom Bosco, segundo a inspiração da caridade educativa do Bom Pastor, a sua referência principal, expressão da pedagogia preventiva, amável, pronta ao diálogo, a confiança e a superação com otimismo e alegria.
Enfim, a Cidadania perpassa todo o desejo e meta pastoral de nossa presença educativa, como ansiava Dom Bosco, formar: “Bons cristãos e honestos cidadãos”, através dos valores éticos, cívicos, culturais e sociais, importantíssimos para a construção de jovens protagonistas, líderes solidários e conscientes.
Os nossos destinatários privilegiados são os jovens, que Dom Bosco define como a parte mais preciosa e delicada de toda a humanidade e preferível por seu criador. A PJS persegue isso tudo não só a favor dos jovens, mas como estilo particular: com os jovens. Dom Bosco é o primeiro educador/santo que funda uma Congregação não só para os jovens, mas com os próprios jovens, valorizando de modo inaudito o seu protagonismo típico dessa idade e envolvendo-os pessoalmente na aventura do próprio amadurecimento religioso e humano. Por isso, a pastoral salesiana é juvenil: não só porque vê nos jovens os próprios destinatários e a própria medida, mas porque os assume como protagonistas.
(Cf. Quadro de Referência da Pastoral Juvenil, Cap. 1, 5)
FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ
Objetivo
Contribuir para a redução dos índices de violência entre os jovens; uso de drogas; doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, junto às políticas públicas; informar as responsabilidades em relação ao grupo familiar e à comunidade; trabalhar a sensibilização, referente aos moradores de rua, aos idosos, pessoas deficientes, tipos de preconceitos, enfatizando os valores humanos; acolher e respeitar os educandos de outras crenças religiosas possibilitando o diálogo inter-religioso e melhorar a visão crítica e postura humanística.
Proposta:
- Educar para o cuidado do meio ambiente, a questão da sustentabilidade, biodiversidade e saúde. Sensibilizar os educandos quanto ao desperdício de alimentos.
- Apresentar regras básicas de convivência, reaprender os valores.
- Construir o projeto de vida, trabalhando a identidade pessoal e cidadã, comprometimento pessoal. Trabalhar a importância da família, tipos de famílias e a convivência familiar.
- Desenvolver conceitos fundamentais de cidadania e direitos humanos.
- Relacionar a ética e a moral no cotidiano. Ler e debater sobre a política, civismo, juventude, terceira idade, Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente. Refletir sobre a importância da cultura na vida dos jovens. Estimular para a ação solidária e voluntária. Promover encontros intergeracionais.
INTEGRAÇÃO E FORTALECIMENTO
DA IDENTIDADE SALESIANA
Objetivo:
Aprofundar a nossa identidade salesiana, como missão na vida dos educadores para que proporcionem salesianidade na vida dos jovens, como forma de superar os desafios que o cotidiano lhes apresenta.
Proposta:
O sistema preventivo inspira um projeto educativo de promoção integral presente na proposta de evangelização das crianças, adolescentes, jovens e adultos nos diversos contextos. Esclarece, ao mesmo tempo, a riqueza humanista e o coração, essencialmente, religioso do sistema, no dinamismo da razão, religião e bondade.
Este projeto busca ajudar os jovens a realizarem experiências de encontro consigo mesmos, com Deus e com a realidade em que vivem atualmente. Ofertar a iniciação à vida cristã.
JUVENTUDE ATIVA
Objetivo:
Apresentar a proposta educativa salesiana como possibilidade de vida e missão.
Proposta:
Este projeto visa atender os jovens inseridos na ação social que realizamos, proporcionando a possibilidade de torná-los construtores da própria história, desenvolvendo suas potencialidades e aperfeiçoando suas aptidões.
Este projeto procura:
- Levar a proposta de Jesus de Nazaré por meio da música e da palavra de Deus nos “bons dias”, “boas tardes” e “boas noites”;
- Aprofundar a dimensão humana, valores éticos, políticos e sociais;
- Manter o grupo de ex-alunos como forma de dar continuidade ao projeto educativo enquanto educandos da Obra;
- Oferecer momentos de espiritualidade aos educandos e educadores com participação à eucaristia uma vez por semana;
- Dar continuidade ao protagonismo juvenil, enfatizando o ambiente alegre salesiano, de forma lúdica e cultural.
SE LIGA NA PROPOSTA DO REINO!
Objetivo:
Conhecer e vivenciar a identidade salesiana, como meio de opção de vida alegre, saudável, preventiva que transcende o seu cotidiano.
Proposta:
- Possibilitar aos jovens e demais educandos irem além da dimensão profissional e cultural, oferecendo oportunidades de autoconhecimento na dimensão humana, espiritual e social, propiciando o contato com Jesus de Nazaré transformando sua vida, e vivência familiar e social.
- Trabalhar dentro da metodologia do ver, julgar e agir, propiciando a experiência do encontro consigo, com Jesus de Nazaré, por meio de recursos como dinâmicas, palestras, jogos, gincanas, músicas, encontros, retiros, proporcionando assim a convivência em comunidade fortalecida na espiritualidade salesiana.
- Aprofundar a vida e a missão de Jesus de Nazaré em confronto com a sua vida e correlacionando-a com a realidade atual.
- Apresentar a família (rede) salesiana, oportunizar a participação nos eventos que a Obra propõe ao longo do ano. Criar espaços de convivência com a família salesiana (religiosos e leigos) e maior contato com o carisma salesiano.