Quem somos
Quem Somos?
Somos uma FAMÍLIA, como quis o nosso próprio fundador São João Bosco, o apóstolo dos jovens. Somos a continuação do bem que se desenvolve em várias partes do mundo com os seguidores de Dom Bosco. “Somos sementes da seara que mãos camponesas souberam cultivar”.
Objetivo Geral:
Promover a formação integral da criança, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso e das famílias, buscando a educação à fé e à cidadania.
Objetivos Específicos:
- Unir e animar todas as forças vivas da Família Salesiana e da sociedade para a ação educativa e pastoral.
- Promover as lideranças, abrindo espaço nos diversos projetos e lançando-as na ação política – social, gerando em toda a CEP (Comunidade Educativo-Pastoral) a necessidade do exercício da cidadania.
- Trabalhar em toda a CEP a dimensão educativa e evangelizadora da família, contribuindo efetivamente para o seu protagonismo. Desenvolver ações sociais que amenizem os efeitos da pobreza e da miséria agravadas pela crise econômica e social.
- Desenvolver projetos educativos e ações alternativas voltadas para a formação integral, que possam prover as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos, os idosos e as famílias, em suas necessidades e em problemas especiais.
Impacto na Comunidade:
A família é o foco de nossa prática pedagógica, sendo considerada: “sujeito” e não mera beneficiária do trabalho socioeducativo, muito menos “problema”. Dessa forma, ela passa a ser o eixo articulador de todos os serviços e programas existentes, sendo a principal preocupação e fonte inspiradora da ação social.
Dessa forma, há um trabalho preventivo e educativo, junto à comunidade, pautado nos princípios de Dom Bosco que se fundamenta no respeito e atendimento aos direitos inerente à pessoa humana, na proteção integral, assegurando-se todas as oportunidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Esse trabalho representa o respeito às relações humanitárias, acredita na promoção da criança, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso e da família como um todo. Visa à formação social e o desenvolvimento das aptidões culturais, profissionais, artísticas e esportivas. Além de estar em plena sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
É importante reforçar que o sucesso da atuação tem sido conquistado com a credibilidade de muitos parceiros que têm investido no trabalho realizado. Assim sendo, os objetivos propostos são plenamente alcançados, por meio do envolvimento e compromisso de todos os colaboradores, norteando ações para atingir as metas dos vários serviços e programas.
Aprendemos, com o tempo que, a partir de um ideal, fica possível transformar o dia-a-dia de toda uma região. O nosso trabalho pode ser medido em resultados concretos e números, pois em 40 anos foram atendidas quase 430 mil pessoas, realizados quase 30 milhões de atendimentos e mais de 59 milhões de refeições servidas em 16 espaços socioeducativos e comunitários, nos bairros de Itaquera e Guaianases, ao longo destes anos, por meio do trabalho da Obra Social Dom Bosco e Associação Beneficente Bom Pastor e Imaculada Conceição.
Plano Estratégico:
Apresentamos os principais pontos do nosso Plano Estratégico, formulado em 2005 e que continua em execução. Ao longo deste período, é revisado e avaliado a cada cinco anos, por toda comunidade educativa, de forma participativa e democrática.
I. Visão
Manter a solidez, credibilidade e respeito, na realização de ações socioeducativas voltadas para a família em situação de vulnerabilidade, favorecendo seu protagonismo no desenvolvimento local.
II. Missão
Contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, por meio de atividades socioeducativas que visem à melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal.
III. Vocação
Somos vocacionados para realizar atividades socioeducativas que envolvam a mobilização de comunidades, a articulação com o poder público, ações voltadas para a juventude e pessoas em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal na medida em que dispõe de um sólido modelo de educação (o Sistema Preventivo, proposta pedagógica de Dom Bosco, baseada na presença contínua e no trinômio razão-religião-amor) e de uma rede (Rede Salesiana Brasil) com infraestrutura própria e equipes treinadas para o trabalho social.
IV. Princípios e Valores
- Trabalhar pelo bem comum, para a vida e pela dignidade humana;
- Atuar tendo como instrumentos a fraternidade e a solidariedade;
- Colocar a ética na orientação de todas as suas atividades e relações com beneficiários, apoiadores e parceiros;
- Valorizar o trabalho de todos aqueles que se empenham para atender pessoas em situação de vulnerabilidade;
- Utilizar a educação como sistema de prevenção para crianças e jovens;
- Respeitar a diversidade de ideias, crenças e pessoas;
- Concentrar sua atuação no trinômio razão- religião – afetividade.
Influência e Relevância:
A influência da Obra Social Dom Bosco, é notória, desde as pequenas ações como festas e movimentos de férias, até grandes ações como a sua participação na efetivação na construção de políticas públicas, colaboração na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, articulação para melhoria do desenvolvimento da região (construção de um hospital, posto de saúde, asfaltamento no bairro, extensão de vias públicas), parcerias com escolas públicas e universidades, entre outras. O trabalho da Obra é reconhecido nas esferas públicas e civis. Isto se evidencia por meio de declarações dadas nos meios de comunicação do bairro e do Estado por várias personalidades.
As visitas constantes de representantes de governos internacionais à organização social, quando em visita ao Brasil, para conhecer ações sociais, como o Prêmio Nobel da Paz Dom Ximenez Belo e os governos do Canadá, Alemanha, México e África do Sul, atestam cada vez mais a qualidade do trabalho e sua importância para o bairro, a região, o estado e o país. Evidência esta, agraciada pela colocação do nome de seu patrono na estação Metrô-CPTM do bairro, Estação Dom Bosco, inaugurada em maio de 2000 e pelo recebimento de vários prêmios.
Uma das atividades desenvolvidas pela Obra Social Dom Bosco é, também, contribuir com as discussões e debates que tem como pauta a construção, elaboração, implantação ou implementação de políticas públicas, não só no município, mas nas três esferas de governo.
A experiência mais relevante, neste sentido, foi a liderança na construção de uma política pública na Assistência Social do Município de São Paulo que visasse o atendimento de jovens e adultos por meio de cursos profissionalizantes com uma visão mais socioeducativa e de desenvolvimento social, denominada CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo).
O objetivo do CEDESP é ofertar proteção social a adolescentes, jovens e adultos a partir de 15 anos até 59 anos em situação de vulnerabilidade e risco social por meio de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e no território a fim de favorecer aquisições para o alcance da autonomia, do protagonismo, da cidadania, para a equiparação de oportunidades; para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e para a garantia de direitos.
A Obra Social Dom Bosco foi a fundadora deste tipo de serviço e, atualmente, tem o maior CEDESP da cidade de São Paulo, atendendo diariamente 1880 jovens e adultos, tendo formado em quase 45 mil pessoas em mais de 30 cursos diferentes. Na Cidade de São Paulo, existem 57 CEDESP atualmente que atendem mais de 11 mil jovens e adultos, administrados por diversas Organizações da Sociedade Civil.