DOM BOSCO E UNINOVE RENOVAM PARCERIA E BUSCAM AMPLIAR AÇÕES E ATIVIDADES
28/03/2024Comunicação/OSDB Itaquera
Mais de 20 anos de luta e o esperado reconhecimento finalmente chegou. Era final dos anos 90, sob a gestão do então governador Mário Covas, quando o nosso diretor-presidente, Padre Rosalvino Morán Viñayo, e toda uma comunidade, aqui em Itaquera, se mobilizaram para a construção do que é considerado até hoje, nas palavras do próprio Rosalvino, um “modelo de Mutirão e de Mobilização Social, em prol do direito à moradia”. Famílias inteiras, organizadas e envolvidas em todo o processo e que colocaram literalmente a mão na massa, atuaram em conjunto para erguer o sonho da casa própria.
No último domingo, dia 14 de abril de 2024, no Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, na zona norte da capital, mais conhecido como “Estádio do Canindé”, da Associação Portuguesa de Desportos, a Portuguesa, 14.350 famílias, vindas dos bairros do Jaraguá, São Miguel Paulista, Guaianases, Cangaíba, Vila Prudente e de Itaquera, receberam os seus respectivos títulos de regularização fundiária, o que possibilitará, daqui em diante, a emissão das matrículas de imóveis localizados em 16 empreendimentos habitacionais destinados às famílias de baixa renda na Cidade de São Paulo, e que agora passam a ser legalmente donas dos imóveis onde moram.
FOTO: Paulo Adalberto e Edson Lopes
FOTO: Paulo Adalberto e Edson Lopes
Após décadas de espera e de muito empenho da comunidade, – algumas famílias aguardavam a documentação há mais de 30 anos – , e da luta incansável do Padre Rosalvino, a emissão das certidões aconteceu, após um extenso trabalho técnico e de parceria com órgãos do Estado de São Paulo, cartórios e a Prefeitura da Cidade. A posse do documento garante aos moradores beneficiados a legítima propriedade dos imóveis, além de vantagens como acesso ao mercado formal de crédito e o direito de comercializar ou transferir o imóvel para herdeiros, entre outras.
FOTOS: Paulo Adalberto e Edson Lopes
FOTO: Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP
Padre Rosalvino falou sobre a importância deste dia, esperado por tanto tempo pela comunidade itaquerense:
“Foi um dia, um domingo, maravilhoso! O cidadão, a cidadã, que não era dono e nem dona de nada, de repente, com o documento que foi entregue, se torna proprietário, proprietária! Pode comprar, pode vender, fazer o que quiser. Parabéns prefeito Ricardo Nunes, ao governador Tarcísio de Freitas. Foi um dia emocionante, único e completo. O povo vibrou, aplaudiu, e as pessoas se tornaram proprietárias! É esse direito que se dá ao cidadão, à cidadã: CI-DA-DA-NI-AAAA!!!!. Foi um grande dia. Nota 10!!!!”