O que fazemos?
A Obra Social Dom Bosco é uma associação civil de direito privado, de caráter assistencial, sem fins econômicos e lucrativos, que atende pessoas de todas as idades. Desenvolve três serviços na área da Assistência Social, sendo um na Proteção Básica, em quatro modalidades diferentes para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; dois na Proteção Especial (acolhimento institucional e medidas socioeducativas); além de sete programas complementares (Atenção Integral à Família, Capacitação Continuada de Educadores, Educação Socioambiental, Educação Sociocomunitária, Gestão de Talentos, Saúde Sociocomunitária e Sociocultural)
Em 2020, foram atendidas 11.531 pessoas, realizados 1.128.301 atendimentos e servidas 936.676 refeições. Diariamente, são atendidas aproximadamente 5.000 crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Porém, a melhor forma de entendermos a importância da tarefa que escolhemos por vocação é quando um jovem retorna e diz que, se não fosse a oportunidade a ele oferecida, não teria conseguido melhorar sua qualidade de vida, bem como de sua família, de forma autônoma e fortalecida.
INFRAESTRUTURA
A Obra Social Dom Bosco é composta por 13 espaços devidamente equipados, seguros e acessíveis para o desenvolvimento das ações previstas em cada serviço ou programa. Toda esta infraestrutura, composta por mobiliários e equipamentos adequados, é disponibilizada para o atendimento de usuários da Assistência Social.
Nesses espaços são executados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (um para idosos, cinco para crianças e adolescentes, um para jovens e adultos); um espaço para o atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; seis casas de acolhimento; além de quatro espaços para complementação do atendimento dos programas.
SERVIÇOS E PROGRAMAS
A Obra Social Dom Bosco executa Serviços da Assistência Social tanto da Proteção Social Básica, quanto na Proteção Social Especial.
Todos em parceria com o poder público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, atendendo prioritariamente a demanda dos CRAS e CREAS de suas áreas de abrangência, de forma gratuita, contínua e planejada, conforme preconizado pelo SUAS e Política de Educação Nacional.
Ainda, de acordo com as diretrizes e procedimentos previstos pela NOB/SUAS, as ações desenvolvidas pela organização social qualificam-se como serviços e programas assistenciais planejados e gratuitos, de caráter permanente e contínuo.
Os programas também mantêm interface com a Assistência Social, complementando e ampliando as ações desenvolvidas; contam no seu financiamento, com diversos parceiros e recursos próprios advindos de doações e promoções, conforme demonstração anual no Balanço.
Serviços
Proteção Social Especial:
- Alta Complexidade – Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes;
- Média Complexidade – Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – MSE/MA (L.A. e P.S.C.).
Proteção Social Básica:
- Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Modalidades: CCA (Centro para Crianças e Adolescentes), Circo Social, NCI (Núcleo de Convivência de Idosos) e CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo).
Programas
- Atenção Integral à Família:
– Acompanhamento de Benefícios de Transferência de Renda,
– Encontros e Eventos,
– Grupos de Apoio e Orientação Familiar;
- Capacitação Continuada dos Colaboradores;
- Educação Socioambiental;
- Educação Sociocomunitária:
– Inclusão Digital,
– Cursos de Varejo e Sistemas Administrativos;
- Gestão de Talentos:
– Encaminhamento para o Mercado de Trabalho (Estágio, CLT e Aprendiz),
– Preparação para o empreendedorismo e exercício do Voluntariado,
– Projeto Aprendizes de Dom Bosco,
– Voluntariado;
- Saúde Sociocomunitária:
– Atendimento odontológico,
– Casa do Adolescente,
– Encaminhamento Médico e Ambulatorial,
– Encaminhamento para tratamento de dependência química;
- Sociocultural:
– Escola de Samba,
– Atividades de Férias e Finais de Semana,
– Cursos de Música.