Objetivo
Possibilitar que a família exerça o seu protagonismo, resgatando a sua história e tornando-a agente de transformação social.
A família é o foco de nossa prática pedagógica, sendo considerada “sujeito” e não mera beneficiária do trabalho socioeducativo, muito menos um “problema”. Desta forma, ela passa a ser o eixo articulador de todos os serviços e programas existentes, sendo a principal preocupação e fonte inspiradora da ação social.
A proposta educativa salesiana deixa clara a importância do envolvimento da família, enquanto protagonista do processo educativo de cada educando. A família é a primeira escola de virtudes cristãs para o bem-viver em sociedade. Ela é o ponto de partida e a referência primordial da ação educativa em Itaquera, ao longo do processo de formação integral, individual e comunitária.
Diante do novo conceito de juventudes, das novas dimensões de pobreza e da vulnerabilidade, a ação social salesiana é desafiada para um trabalho dinâmico e colaborativo com as famílias.
A proposta educativa de Dom Bosco indica que é necessário praticar o sentido Pastoral Juvenil Salesiano no contexto familiar, animando seus membros à atitude educativa, que tem na obra social salesiana seu espaço de referência para articulação, relacionamento, compromisso e comportamento transformador de si, do outro e da comunidade.