P. Silvio César recebe prêmio da Fundación Padre Jaime

Realizou-se domingo, 12 julho, por ‘Zoom’, à luz do lema “A pregação eficaz”, a cerimônia de premiação do concurso promovido pela “Fundación Padre Jaime”, em homenagem a sacerdotes salesianos empenhados na difusão do Evangelho. Nessa 4ª edição do encontro, com 40 votos cada, foram premiados Dom Alberto Lorenzelli, Bispo Auxiliar de Santiago do Chile, e o P. Sílvio César da Silva, Pároco de Santa Teresinha, em São Paulo (SP), no Brasil.

A “Fundación Padre Jaime” é uma fundação nascida em 2009 para recordar a figura e levar avante a missão do P. Jaime Rodríguez Forero SDB, que concentrou toda a sua vida sacerdotal na Eucaristia e na Ação pastoral, sendo também professor e pesquisador em áreas como Teologia, Sociologia e Bioética. Tomando tal sacerdote salesiano como modelo, a fundação promove e apoia também os religiosos salesianos que se preparam ao sacerdócio.

Exatamente para oferecer aos clérigos salesianos bons parâmetros e para encorajá-los a pregar com o  coração, nasceu em 2017 este concurso, que visa identificar aqueles religiosos que partilham aquelas características sacerdotais que foram as peculiares do P. Jaime Rodríguez Forero.

Em 2017 foi premiado o P. Tomás Jordán, por seu acompanhamento aos doentes; em 2018, o P. Jorge Atarama por seu empenho na pesquisa histórica salesiana no Peru; e em 2019, o P. Alejandro Moreno, por sua contribuição pastoral.

Durante a cerimônia de domingo passado, o P. Martin Pongutá, sacerdote salesiano da Inspetoria São Pedro Claver, de Bogotá, sublinhou o sentido do prêmio atribuído a Dom Lorenzelli, motivando-o com a vizinhança que demonstra ao partilhar o Evangelho. “Muito pedagogicamente, nos apresenta o método pelo qual preparar-se para a pregação, levando um estilo de vida próximo à missão que foi confiada por Deus”.

Por sua vez, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Santiago agradeceu pelo convite a esse encontro, que definiu “belo e significativo” pela oportunidade que oferece – entre tantas outras – de “encontrar-se como Família Salesiana”.

Palavras de elogio foram também expendidas para o P. Sílvio Cesar da Silva, igualmente vencedor do prêmio concedido pela “Fundación Padre Jaime”.

O encontro se concluiu com uma serenata animada por musicistas locais e com o lançamento de uma moeda comemorativa.

Encerrou o ato Rosemary León Buitrago, Fundadora da organização, exortando calorosamente: «Cuidai dos vossos Sacerdotes!”.

Por Agenzia Info Salesiana (ANS)

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: