Camerata Jovem de Pindamonhangaba se apresenta em Campinas

A Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba, conhecida popularmente como Projeto Jataí (devido à existência de grandes árvores desta espécie na sede da obra social), é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, destinada a acolher crianças, adolescentes e jovens, alvo do seu trabalho em serviços, programas e projetos sociais e que tem como diretor presidente o Sr. Amauri Monteiro, Salesiano Cooperador.

Desde 1998, quando iniciou os trabalhos na cidade, a Associação desenvolve diversos Serviços, Programas e Projetos, como o: Provim – Programa Vida Melhor; Inclusão Digital; Oratório Festivo Dom Bosco, Projeto Camerata Jovem; entre outros…

Tantas atividades como essas podem transformar a vida de muitas pessoas e é característico das obras sociais prestarem auxílio entre si criando laços fortes em prol do bem comum. Este é o caso da Obra Social São João Bosco e a Casa Seara Espírita Joana de Ângelis.

Esta parceria entre o Núcleo São Domingos Sávio (Jd. Campo Belo II) e a Casa Seara já dura anos, onde muitos bens materiais já foram doados para a unidade da OSSJB, coordenada por Elias Felix. A última grande doação contou com cerca de 40 instrumentos musicais (violinos, violões, teclados…). Como o Núcleo não desenvolve este trabalho musical mais clássico, a equipe gestora logo se recordou dos educandos de “Pinda” e da Camerata! Os instrumentos foram encaminhados para o Projeto e ficou acordado que eles retribuiriam o gesto de carinho.

A fim de comemorar 29 anos da entidade que fez a doação, e como forma de agradecimento, os integrantes do Projeto Camerata Jovem se apresentaram no sábado, dia 6 de agosto, na Sede da Joana de Ângelis.

HISTÓRICO DO PROJETO CAMERATA JOVEM

O projeto Camerata Jovem de Pindamonhangaba iniciou suas atividades em janeiro de 2007 sendo ampliado para Camerata e Coral Jovem de Pindamonhangaba em 2008, por conta da parceria firmada entre Associação dos Salesianos Cooperadores, Petrobras, Fundo Social de Solidariedade e Faculdade Santa Cecília.

Tem como objetivo promover a inclusão e a transformação social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, através do ensino de música instrumental erudita e popular, promovendo a cultura, o apoio à educação, a prevenção e o desenvolvimento social.

O projeto, que foi implantado inicialmente como uma camerata atendendo 12 alunos, hoje é chamado de “Projeto Sinfonia” e possui vários formatos de grupos musicais e atende 62 alunos de mais de 15 bairros de Pindamonhangaba, tendo beneficiando mais de 600 alunos desde o seu início e realizado mais de 120 apresentações públicas, incluindo apresentações no Mapa Cultural Paulista, Revelando São Paulo, Festival de Inverno de São Bento do Sapucaí e Campeonato de Bandas de Caieiras-SP, onde conquistou o vice-campeonato interestadual na categoria banda de concerto.

“As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira e são divididas por grupos de instrumentos de cordas, sopro e percussão, abrangendo teoria e prática musical, sob responsabilidade da Gerente de Serviços, Raquel Dias, da Assistente Social, Andréa Aparecida Barreto e dos educadores Felipe Nascimento, Sabrina Ribeiro, Lilian Andrade e William Bonafé.”

Texto: Gabriela Haeitmann com informações da Direção do “Projeto Jataí”

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: