Semana Missionária foi luz no caminho dos irmãos

A Semana Missionária, projeto salesiano que completou 20 anos, chegou ao final de sua edição 2014, realizada entre os dias 6 e 12 de julho, com a certeza de que muita luz foi espalhada pelo caminho dos missionários e das comunidades que os receberam.  Foram cinco cidades contempladas com a presença de cerca de 500 jovens vindos de colégios, paróquias, obras sociais e ensino superior de toda a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora.

A Semana Missionária consiste em visitas às casas das famílias do bairro com orações e bênçãos, celebrações comunitárias, realização de oficinas com crianças e adultos e atividades recreativas com crianças e jovens, pouco mudou, porém continua cada vez mais sendo chamas de esperança e alegria para aqueles que necessitam de oração, afeto e dignidade, virtudes baseadas na Boa Nova de Jesus Cristo e inspiradas pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, que une pedagogia, pastoral e espiritualidade.

Os missionários se organizaram em três grandes grupos, conforme as regiões geográficas da Inspetoria. Os jovens provenientes São Paulo e Guarujá atuaram na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade da Praia Grande. Missionários de Campinas e Sorocaba se deslocaram para as missões na Paróquia Nossa Senhora do Rocio, em Iguape. Jovens de Americana e Piracicaba estiveram em missão na Paróquia Nossa Senhora de Monte Serrat e São Benedito, da cidade de Itariri. As paróquias São Francisco Xavier, de São José dos Campos, e Nossa Senhora da Conceição, de Bragança Paulista, receberam os jovens missionários salesianos das cidades de Cruzeiro, Campos do Jordão e Lorena.

Além da Semana Missionária, no mesmo período foi realizada a Semana Missionária Vocacional, com o mesmo formato, mas que tem à frente das missões os jovens que participam do processo de discernimento vocacional e os aspirantes salesianos. Para o jovem Felipe Ferreira Braz, a Semana Missionária Vocacional proporcionou um melhor conhecimento do carisma salesiano por meio da espiritualidade, do trabalho missionário, do convívio com as crianças e os jovens do oratório Dom Bosco de Araras. “Fomos convidados a refletir sobre a nossa vocação e sobre o papel fundamental que temos, ainda que imperceptível, na vida de cada irmão que Deus coloca em nosso caminho. Espero que, ao final desta convivência, com os aspirantes e com a Família Salesiana, eu esteja mais amadurecido espiritualmente e possa entender melhor o sentido do chamado de Deus em minha vida”, disse ele.

O aspirante Thiago Santiago dos Santos, afirma que viver a Semana Missionária é ir ao encontro do Evangelho. “A Semana Missionária é um momento muito marcante e nos ajuda no discernimento vocacional. Vivê-la é ir ao encontro da proposta do Evangelho. Cristo nos envia em missão, seja na experiência com as famílias, seja na gincana com as crianças. São momentos ricos e nos ajudam no caminho de santidade”.

Participaram da Semana Missionária e da Semana Missionária Vocacional jovens do Instituto Dom Bosco, de Americana; Oratório São Luiz e Oratório Dom Bosco, de Araras; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Obras Social São João Bosco e Comunidade Educativa São José, de Campinas; Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cruzeiro; Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, do Guarujá; Colégio São Joaquim, UNISAL Lorena e Instituto São José, de Lorena; Instituto do Coração Eucarístico, de Pindamonhangaba; Colégio Dom Bosco, de Piracicaba; Salesianos São Carlos, de São Carlos; Paróquia Sagrada Família, de São José dos Campos; Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, Paróquia São João Bosco, Colégio Salesiano Santa Teresinha, Colégio Liceu Coração de Jesus, Centro Social e Paróquia Santa Luzia e Centro Salesiano de Desenvolvimento Social e Profissional, de São Paulo; Colégio Salesiano São José, de Sorocaba; e Obra Social Santa Clara, de Campos do Jordão.

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Colégio Salesiano Santa Teresinha, Maria Inês Bruno e S. Márcio Castro

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: