130 anos do Colégio São Joaquim

O Colégio São Joaquim presente há 130 anos na cidade de Lorena, integra a Rede Salesiana Brasil de Escolas, constituindo uma vasta Rede de tradição e inovação em educação.

A vinda dos salesianos para o Brasil relaciona-se com o envio dos primeiros missionários que Dom Bosco mandou para Argentina nos fins do ano de 1875. Pensava-se na constituição de uma Inspetoria brasileira. Mas para tal seria necessário fundar pelo menos três casas. Nessa época, o Pe. Luís Lasagna podia contar com duas casas de ensino: o Colégio Santa Rosa, fundado em Niterói (1883), e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo. Dessa forma, após as duas primeiras fundações, Lasagna cogitou uma terceira casa no Vale do Paraíba, julgando uma região ideal para expansão da missão salesiana no território brasileiro.

Em 03 de março de 1890 deu-se a fundação da terceira casa salesiana no Brasil: o Colégio São Joaquim, em Lorena, São Paulo. O título São Joaquim é uma dupla homenagem: ao Conde Moreira Lima, grande benfeitor dos salesianos na cidade de Lorena, cujo nome completo era “Joaquim José Moreira Lima”, e ao então Papa, Leão XIII (Joaquim Pecci). Ambos personagens traziam na própria história o onomástico do pai de Nossa Senhora, “São Joaquim”.

Em 1896 recebe o título de Casa Inspetorial, continuando o bom estabelecimento de ensino que era, ampliando suas funções e responsabilidades, principalmente no que se refere aos aspirantes à vida salesiana. O internato do São Joaquim ficou reservado para à vida religiosa salesiana, abrindo-se para o aluno comum em 1949.

No ano do centenário, o Colégio São Joaquim atingiu seu auge, tendo mais de 1.700 alunos matriculados. Para atender à crescente demanda educacional, ampliou posteriormente o oferecimento de ensino para turmas infantis, implantando o material didático da Rede Salesiana de Escolas e o Material Didático Digital.

Atualmente o Colégio São Joaquim se mantém entre os grandes Colégios da região do Vale do Paraíba, integrando tradição no ensino e tecnologia, trazendo para a sala de aula inovações que favoreçam ao educando: autonomia, protagonismo e entusiasmo diante da vida.

Diante desta motivação, o Colégio São Joaquim reforça a importância da parceria escola e família, destacando um forte laço de confiança que embasa todo amor educativo, vivido na espiritualidade do Sistema Preventivo em vista de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

“…Para colaborar na salvação da juventude, a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana, o Espírito Santo, com a maternal intervenção de Maria, suscitou S. JOÃO BOSCO”.

Texto: Nelma Mattioli, diretora pedagógica e P. Luis Fabiano, diretor geral – Colégio São Joaquim

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: