UNISAL e PUC realizam o II Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja

De 28 a 30 de setembro de 2016, em São Paulo, no Campus Santa Teresinha do UNISAL será realizado o II Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja, com o objetivo de discutir “A Doutrina Social da Igreja e o cuidado misericordioso dos mais frágeis”.

O evento busca estimular o diálogo entre a ética teológica e as ciências sociais e difundir a discussão dos temas fundamentais da Doutrina Social da Igreja, tais como: ideologia midiática, tráfico de pessoas, trabalho escravo e migração.

“Motivados pelo Papa Francisco, segundo o qual não podemos nos fazer de distraídos diante de temas como Ideologia Midiática, Migração, Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, considerando a imensa cumplicidade que envolve tais temas (Laudato Si´, 211), o Congresso contará com a contribuição de renomados pesquisadores do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Haiti e México.

O Congresso interessa não somente a estudantes de Teologia e Ciências da Religião, mas também a todos aqueles que concentram seus estudos, pesquisas e trabalhos em favor da promoção do humano e da defesa dos direitos fundamentais de cada pessoa. Por isso, é de inegável valor também para jornalistas, profissionais da saúde, advogados, historiadores, sociólogos, ONGs e estudantes das diferentes áreas das ciências humanas.

II-congresso-doutrina-social-da-igreja

II Congresso Internacional Doutrina Social da Igreja
Data: de 28 a 30/09/2016
Local: UNISAL São Paulo/Santa Teresinha
Rua Augusto Tolle, 575 – Santana
Inscrições: www.unisal.br/dsi

PROGRAMAÇÃO

28/09
17h – Credenciamento
18h30 – Apresentação Cultural
19h – Solenidade de Abertura
D. Odilo Pedro Scherer, Grão-Chanceler da PUC-SP P. Edson Donizetti Castilho, Chanceler do UNISAL 19h30 – Conferência: URGÊNCIAS ECLESIAIS SEGUNDO O CORAÇÃO DE FRANCISCO D. Gustavo Rodrígues Vega, Arcebispo Metropolitano de Yucatan (México), Presidente da Comissão de Pastoral Social do CELAM)

29/09
8h30 – Oração
9h- Conferência: IDEOLOGIA MIDIÁTICA
Susana Nuin Nuñez, CEBITEPAL-CELAM (Bogotá)
10h- Café
10h30 – Mesa-Redonda: MANIPULAÇÃO IDEOLÓGICA DA COMUNICAÇÃO Alex Villas Boas, PUC-SP (São Paulo) Fernando Altemeyer Júnior, PUC-SP (São Paulo)
12h- Almoço
14h- Comunicações
15h – Café
15h30- Conferência: MIGRAÇÃO
Paolo Parise, Missão Paz (São Paulo)
16h30- Mesa-Redonda: MIGRAÇÃO: UM ESCÂNDALO MUNDIAL Anis Deiby Valencia, IHDOSOC, instituto Haitiano de Doutrina Social Cristã (Haiti) Márcia Maria Cabreira Monteiro de Souza, PUC-SP (São Paulo)
18h- Encerramento

30/09
8h30 – Oração
9h- Conferência: TRÁFICO DE PESSOAS
Thomas Brennan, ONU (New York)
10h – Café
10h30 – Mesa-Redonda: HUMANOS DESUMANIZADOS Tânia Teixeira Laky de Souza, PUC-SP (São Paulo) Marina Aparecida Pimenta da Cruz Correa, PMMG/EFES/UEMG (Belo Horizonte) 12h – Almoço 14h – Comunicações 15h – Café 14h00 – Conferência: TRABALHO ESCRAVO Guillermo Sandoval, Comissão Nacional Justiça e Paz (Santiago do Chile) 15h30 – Mesa-Redonda: VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Juan Biosca González, Instituto Social do Trabalho (Valencia) Adelino Francisco de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Capivari) 17h – O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS MAIS FRÁGEIS Anna Maria Marques Cintra, Reitora da PUC-SP Ronaldo Zacharias, Reitor do UNISAL Rosana Manzini, REDLAPSI, Rede Latino-Americana do Pensamento Social da Igreja 18h30 – Solenidade de Encerramento

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: