No sábado, 27 de abril, os conselheiros da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) das casas salesianas de São José dos Campos, Pindamonhangaba, Lorena e Cruzeiro, no Vale do Paraíba, participaram da Romaria Nacional da Juventude em Aparecida.
A romaria é realizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com os Jovens de Maria, iniciativa pastoral do santuário mariano voltada para os jovens. Esse ano o evento teve como tema “Maria: Paixão pela vida e pelo Senhor da vida”, tema que animou centenas de jovens.
A romaria começou às 13h30 com uma acolhida que foi realizada no Altar Central da basílica. Em seguida os jovens participaram de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Após a adoração o jovem Lucas Galhardo, que foi representante brasileiro no Sínodo dos Jovens, comandou o momento chamado “Ecos do Sínodo”, uma grande ocasião para os jovens discutirem com outros jovens sobre o sínodo. Em seguida os jovens tiveram um tempo para lanchar, se confraternizarem e conhecerem os espaços da basílica.
Às 18h aconteceu a Missa da Juventude, momento muito forte de oração para todos que estavam ali presentes. Logo depois se iniciou a romaria (procissão) até o pátio intermediário, atrás do Morro do Presépio, nas dependências do Santuário, onde aconteceu um luau.
A procissão foi um momento de muita alegria, animação e de fé. Ao chegarem no local, já estava tudo preparado para o luau, que foi animado e conduzido pelo cantor Danilo Casemiro, jovem que é ex-aluno salesiano da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, na capital. Danilo, durante o show, mencionou e agradeceu aos jovens salesianos que estavam presentes e agradeceu mais uma vez a obra salesiana, onde começou a sua história com a música.
Os jovens salesianos estavam acompanhados pelo assessor regional da AJS do Vale do Paraíba, o salesiano Lucas Santos, pelo coordenador de Pastoral de Pindamonhangaba, Pe. Tércio Rodrigo da Silva, pelos salesianos pós-noviços Amós Mendes, Paulo Henrique Silva e o Ir. Paulo Henrique Bastos, assessores da AJS em Lorena, e pelos coordenadores dos conselhos locais e formadores da AJS Vale.
Para os jovens conselheiros participar da Romaria Nacional da Juventude foi um momento muito forte de comunhão com a Igreja e também de incentivo para um fortalecimento maior da nossa identidade carismática.
Comunicação – AJS Vale do Paraíba