Brasil salesiano ganha dez novos diáconos

Na manhã do sábado, 11 de fevereiro, na Paróquia São João Bosco, localizada no bairro do Alto da Lapa, em São Paulo, dez salesianos provenientes de cinco das seis inspetorias existentes no Brasil deram mais um passo em suas caminhadas vocacionais e foram ordenados diáconos.

A celebração foi presidida por Dom Julio Akamine, arcebispo metropolitano de Sorocaba, e concelebrada pelo Conselheiro Regional para o Cone Sul da Congregação Salesiana, Pe. Natale Vitali Forti, pelos inspetores salesianos de São Paulo, Pe. Edson Donizetti Castilho, Porto Alegre, Pe. Assidio Deretti, Belo Horizonte, Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, Manaus, Pe. Franscisco de Lima Alves, Nordeste, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti e por uma grande quantidade de salesianos. Estiveram presentes também as Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores e membros de outros diversos grupos da Família Salesiana, além de amigos e familiares que testemunharam a reafirmação do sim destes novos salesianos que optaram por doar suas vidas a serviço dos jovens.

Em texto conjunto escrito para o livreto Projeto Feito Vida, da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo, os diáconos afirmam que, com o primeiro grau do sacramento da Ordem, já são revestidos da graça de Deus para levar aos jovens as bênçãos do Senhor: “Após a profissão religiosa perpétua nos deparamos com a ordenação diaconal, momento de reviver as graças de Deus e buscar cada dia mais aprofundar o sentido do ‘servir’. ‘Estou no meio de vós como aquele que serve’ (Lc 22, 27). Cristo nos deu o exemplo, por isso acreditamos que ‘servir’ consiste em colocar-nos a serviço dos irmãos, principalmente dos mais necessitados, ajudando as pessoas a se aproximarem de Deus através dos sacramentos ou pelas palavras de conselho, discernimento, acompanhamento espiritual”.

Foram ordenados diáconos os jovens: Bruno Calderaro e Oliveira, José Rodolfo Galvão dos Santos e Márcio Fernando de Castro, da Inspetoria de São Paulo; Ivan Artur de Lima Faria e Romeu Nascimento Dias, da Inspetoria de Belo Horizonte; Enéas Andrade de Araújo e Marcelo Manoel da Silva, da Inspetoria do Nordeste; José Ivanildo de Oliveira Melo e Washington Luis P. Macena, da Inspetoria de Manaus; e Luiz José Bizarello, da Inspetoria de Porto Alegre.

Que sejam fiéis ao chamado de Deus, sempre a serviço dos mais necessitados e a caminho da santidade.

Texto: Anderson Bueno / Foto: Alexandre Santos e S. Joseph Tran

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: