Colégio Salesiano São José, em Sorocaba, cria parcerias que ampliam possibilidades de ensino em tecnologia 

A escola pode ser considerada um espaço especial de transformação. O conhecimento da equipe pedagógica, um bom material didático, uma biblioteca que ofereça acesso a material de qualidade para pesquisas, uma infraestrutura bem desenvolvida, enfim, são vários os aspectos que vão criar um ambiente diferenciado para uma educação transformadora.

A tecnologia vem assumindo um papel de destaque em todo esse processo e a cultura maker, no ambiente escolar, reforça o poder transformador que a escola pode alcançar. Este ano, o Colégio Salesiano Sorocaba se juntou à Brasken e a empresa 3D Criar de São Paulo e iniciou um projeto inovador na área de tecnologia. Ao assumir posições de vanguarda como essa, o ensino caminha lado a lado com as premissas do mundo atual e atualiza-se para lidar com as novas gerações.

Os novos espaços criados no ano passado, receberam, neste ano, três novas impressoras 3D que favorecem a cultura “faça você mesmo” e surge como grande aliado ao aprendizado, visto que faz da escola um amplo espaço para experimentação e prática do conhecimento.

Além de tornar a escola um ambiente colaborativo de aprendizagem, a máxima do “do it your self” possibilita mais interação entre os estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem, algo inerente à proposta das chamadas metodologias ativas  de ensino.

A sala de aula não é mais um espaço de “reprodução do conhecimento”. Hoje, a informação está nas palmas das mãos, com uma rápida pesquisa no Google.

Nessa perspectiva, o ambiente escolar deve valorizar a prática, o pensamento crítico e o desenvolvimento de atividades que estejam em consonância com a atualidade, aproximando o estudante do mundo real.

Texto e Fotos: Colégio Salesiano São José

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: