Comemoração do Nascimento de Dom Bosco no Bom Retiro e Vila Paulistana

Os 203 anos de Dom Bosco, foi celebrado com oração, música, gincana, diversão e união!

Dia 16 de agosto, celebramos o nascimento do Pai e Mestre da Juventude: Dom Bosco. Nascido no ano de 1815, filho de humildes camponeses descobriu sua vocação como Padre para trabalhar especialmente com crianças e jovens, educando e evangelizando, com o objetivo de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. Graças ao olhar de Dom Bosco, somos parte da Rede Salesiana Brasil: uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas práticas educativo-pastorais nos mais diversos âmbitos, somando forças entre Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora.

Em homenagem ao fundador que completaria 203 anos, no dia 31 de agosto, o dia foi de oração e festividades. O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP Bom Retiro e Vila Paulistana e o Centro para Crianças e Adolescentes CCA Programa Vida Melhor PROVIM, vinculados ao Instituto Dom Bosco, uniram-se para as comemorações.

Ambos os turnos (manhã e tarde) participaram da celebração na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a missa comemorativa conduzida pelo Diretor Presidente do Instituto, Pe. Hélio Espinula, contou ainda com a apresentação do CCA PROVIM, com um “Dom Bosquinho” caminhando pela igreja e as meninas com executando uma bela dança. No momento foi realizado também o sorteio da estátua de Dom Bosco para aqueles educandos que levaram a “Capelinha de Dom Bosco” para casa. Aproveitando as comemorações, com muitas palmas, houve ainda os parabéns para todos os aniversariantes do mês de agosto, inclusive Dom Bosco.

No segundo momento, os educandos foram divididos em equipes por cores: vermelha, azul, verde, amarela, dourada, preta, rosa, branca, roxa e laranja. Cada um tinha uma pulseira representando o seu time, em cada grupo um voluntário com a bandeira da cor das pulseiras guiava a equipe para as atividades propostas, como: verdadeiro ou falso, equilíbrio da bolinha na colher, corrida de sacos, cabo de guerra, o temido bexigão que estoura conforme acontecem as perguntas, entre outras atividades animadas desenvolvendo a pedagogia Salesiana, conhecimentos gerais e motivando ainda o trabalho em equipe.

Por fim as equipes vencedoras: Rosa (manhã) e Azul (tarde), receberam um delicioso saquinho com guloseimas pela maior pontuação. Para sustentar o dia cheio de alegria o cardápio foi de pizza, refrigerante, “gelinho” e bolo de doce de leite.

“Atividades como essas deveriam acontecer mais vezes, a interação com as crianças, as outras turmas, possibilitam a união entre todos. Foi muito bacana, um dia diferente”, declarou Layane Alves, voluntária e educanda na Instituição.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: