Ex-alunos do Liceu Coração de Jesus revivem os tempos de escola

O 2º Encontro Anual dos Ex-alunos do Liceu Coração de Jesus reuniu centenas de pessoas nas dependências do colégio, no dia 17 de setembro.

Em clima de família, regado pela emoção de reviver os tempos de escola, os ex-alunos do Liceu Coração de Jesus realizaram no sábado, dia 17, seu 2º Encontro Anual. Nas dependências do colégio, os ex-alunos, esposas e filhos puderam rever os amigos, visitar o Museu da Obra Salesiana no Brasil, celebrar juntos e compartilhar o significado de ser um ex-aluno de Dom Bosco.

“A maioria dos ex-alunos salesianos é grata pela formação recebida e tem muitas saudades do tempo de colégio. Os encontros possibilitam reviver esses bons momentos de colégio e dos amigos de turma”, considera José Pio Tamassia Santos, engenheiro de telecomunicações formado no Liceu em 1972. Segundo ele, “é impressionante como se observa nas turmas de todos os anos o interesse em visitar a escola, rever a classe onde estudou. O assunto mestre no dia é reviver fatos que nos marcaram em nossa época de escola”.

José Pio conta que, inicialmente, somente a turma de 1971/1972 se reunia, cada quatro meses. “Quando fizemos 40 anos de formados, celebramos essa data no Liceu Coração de Jesus. Foi um momento inesquecível”, relembra. O padre Aramis Biagi, diretor do Liceu à época, participou ativamente do evento, inclusive da preparação. Durante a missa, fez um desafio aos presentes: Por que só a turma de 1971/1972? Por que não propiciarmos esses momentos a todas as turmas que estudaram no Liceu Coração de Jesus? Foi assim que surgiram os encontros anuais, congregando centenas de ex-alunos de todas as épocas e suas famílias.

“Com o padre Aramis designado Delegado Inspetorial para os Ex-alunos e o Luciano Boni assumindo a União dos Ex-alunos do Liceu Coração de Jesus, a animação dos dois foi aglutinando outros e conseguimos reativar a União do Ex-alunos do colégio, que há muitos anos estava sem atividade”, considera Pio, que também ressalta a acolhida e o apoio recebidos pelo Inspetor, padre Edson Donizetti Castilho, e os demais padres da casa: Pe. Piccinini, Pe. Narciso, Pe. Guedes, Pe. Douglas.

Luciano Montanari Boni, engenheiro mecânico também da turma de 1972 e atual presidente da União do Ex-alunos do Liceu Coração de Jesus, também compartilha da emoção de participar do encontro anual e destaca que “a educação salesiana é diferenciada e transforma seus alunos em cidadãos solidários, com espírito humanitário”. Para ele, organizar-se como ex-aluno de Dom Bosco significa reviver a maneira como a educação salesiana incide na vida das pessoas. “A maneira que fomos educados/ formados nos transformou em uma grande família. Nosso objetivo com a organização é agir como uma família, em que todos se ajudam a levar uma vida melhor”.

Para isso, a União dos Ex-alunos do Liceu Coração de Jesus já tem várias atividades programadas. Ainda neste ano deve ser realizado um jantar dançante, com motivação italiana. Em 2017, está previsto um show com Toquinho, que também é ex-aluno do Liceu. Outro ex-aluno que participará de evento no ano que vem é Antero Graco, convidado para uma tarde esportiva.

Texto: Ana Cosenza / Fotos: Luciana Giannichi

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: