Festa Litúrgica de Dom Bosco é vivenciada nas Casas Salesianas

Na última segunda-feira, 31 de janeiro, a Igreja celebrou a Festa Litúrgica de São João Bosco, Fundador da Congregação Salesiana; Pai e Mestre da Juventude.

Para marcar a data que também recorda o dia de sua morte, ocorrida em 1888, no Oratório de Valdocco, em Turim, as Casas Salesianas da Inspetoria de São Paulo promoveram diferentes celebrações.

Confira algumas dessas homenagens:

LEIA TAMBÉM

Dom Bosco, Pai e Mestre da juventude

SOROCABA

Na Comunidade Salesiana de Sorocaba, o dia foi celebrado na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora com uma missa presidida pelo Padre Orivaldo Voltolini, SDB, Diretor-Geral da Presença Salesiana em Sorocaba e Vigário Paroquial, com a participação do Diácono Antônio de Jesus Rocha e dos formandos Vinícius Matheus Estevam da Silva e Fausto Leonardo de Andreis.

A data foi também lembrada no Colégio Salesiano São José. Além de marcar o retorno das atividades escolares, o momento de alegria e reencontro enalteceu os 60 anos de fundação do Colégio.

Por esse motivo, a festa foi ampliada e ganhou o nome de “Semana Dom Bosco”, cujo objetivo é oferecer aos estudantes um ambiente acolhedor, assim como inspira o Santo.

 ACESSE A GALERIA DE FOTOS

AMERICANA

Em Americana, a festa contou com a presença do Padre Inspetor, Justo Ernesto Piccinini, que presidiu uma missa na Paróquia São João Bosco.

A celebração eucarística foi concelebrada pelos Padres Salesianos: Marco Biaggi, Ecônomo Inspetorial, Camilo Profiro da Silva, Pároco, José Ailton Trindade, Ronaldo Zacharias e Eraclides Pimenta.

Na oportunidade, o Padre Antonio Carlos Galhardo, SDB, tomou posse como Diretor Geral da Obra Salesiana de Americana.

Houve, ainda, uma homenagem da Comunidade aos formandos, Bruno Inácio, que realizou sua Profissão Perpétua no último dia 22 de janeiro, e João Henrique Trinca, que no último sábado, 29, fez sua Primeira Profissão Religiosa.

 SANTA TERESINHA E LICEU CORAÇÃO DE JESUS

Devido à pandemia, as celebrações no Colégio Santa Teresinha, em São Paulo, aconteceram de forma virtual, com a transmissão do “Bom Dia” e “Boa Tarde” para todos os alunos do Ensino Fundamental (2º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Já no Colégio Liceu Coração de Jesus, no bairro de Campos Elíseos, a festa também ocorreu no contexto do “Bom Dia Especial”, só que presencialmente, realizado no Teatro Grande Otelo. 

A Diretora Pedagógica, Professora Gislene Naxara, além de dirigir uma mensagem aos alunos, apresentou a eles, o Diretor Geral, Padre José Adilson Morgado, SDB, e o Diretor Administrativo/Financeiro, Padre Edmilson Moraes, SDB. 

Padre Fernando Campane, SDB, acompanhado da Equipe da Pastoral, encerrou o tradicional momento salesiano com uma oração.

Os alunos da Educação Infantil e 1º ano receberam um balão vermelho como símbolo da alegria, sinal característico das Casas Salesianas.

Os demais alunos foram presenteados com um bombom, “doce carinho”, para marcar o início do ano letivo.

ALTO DA LAPA

Na Paróquia São João Bosco, no bairro Alto da Lapa, a Festa Litúrgica foi celebrada com uma missa presidida pelo Padre Paulo Profilo, SDB, Diretor da Presença Salesiana da Lapa, e concelebrada pelo Padre Cláudio Motta, SDB, Pároco, entre outros padres salesianos da comunidade.

Também esteve presente o Padre Luiz Eduardo Baronto, da Arquidiocese de São Paulo.

Ao fim da missa, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Lapa preparou um vídeo de Ação de Graças, com depoimentos de diversas pastorais sobre “Dom Bosco em minha vida”.

Com informações e Fotos: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Colégio Salesiano São José, Paróquia São João Bosco – Americana, Colégio Santa Teresinha, Liceu Coração de Jesus e Paróquia São João Bosco – Alto da Lapa.

Edição de Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: