Festival da Juventude Salesiana reúne 4 mil pessoas no último sábado

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Após dois anos sem o encontro presencial os jovens partilharam momentos inesquecíveis de comunhão, música, teatro, esporte e adoração, reforçando o carisma salesiano

No último sábado, 8, a Família Salesiana esteve em festa. Mais de 4 mil jovens estiveram presentes no 22° Festival da Juventude Salesiana (FEST) que contou com a presença dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). 

LEIA TAMBÉM

Papa Francisco canoniza Santo Artêmides Zatti

Diversas casas estiveram presentes, incluindo as presenças salesianas de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, e Guarapuava, em Santa Catarina. Durante o dia, os jovens confraternizaram em comunhão, participaram de diversas atividades, como vôlei, futebol, ping-pong e basquete. Apresentações de danças (Hip-Hop e Contemporânea), foram realizadas, além de capoeira, música e teatro. 

O grupo de amigos do Unisal – Unidade São José, de Campinas, destacou a importância de ter um evento como o FEST após dois anos de pandemia. Para Isabelle Borges, 23, o evento é uma oportunidade para socializar. “Ficamos muito tempo presos, as pessoas pararam de socializar. Parece que elas têm medo de chegar perto”, declarou a aluna do Unisal. 

Para Carla Mariana da Silva, 18, o evento resgata o carisma salesiano “Dom Bosco queria os jovens no mesmo ambiente, em confraternização, e essa festa nos remete ao ponto inicial, a essência de Dom Bosco”. 

As apresentações foram encerradas com o DJ Alemão, que contagiou a todos ao som da música “Oração”, da Banda Mais Bonita da Cidade. A noite encerrou com a vigília, que teve apresentações, como ginástica artística,  a história do primeiro irmão salesiano proclamado santo, Artêmides Zatti, e adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Cerimônia

A missa solene foi presidida pelo vice-inspetor, Padre Cássio Rodrigo de Oliveira, que destacou a importância de ter a juventude reunida outra vez após dois anos.

Durante a celebração, Padre Cássio relembrou que, em 2017, o Papa Francisco convocou o sínodo para pensar numa proposta de igreja para a juventude. Em 2018, segundo o padre, em Roma, jovens de diversos países se reuniram com o pontífice para sugerir ideias. 

Padre Cássio Rodrigo destacou cinco pontos da Carta Magna feita por Papa Francisco, após o encontro com os jovens, sobre o tema “Cristo Vive”. Entre os pontos levantados,  Cássio Rodrigo destacou que Jesus quer, antes de tudo, a amizade dos jovens. O segundo ponto apresentado é que os jovens podem evangelizar outros jovens, semeando o anúncio na terra fértil, o coração. Ter coragem de ousar e arriscar, foi o terceiro ponto apresentado pelo padre, que também destacou que a Pastoral Juvenil deve ser sempre uma pastoral missionária. Por fim, ele destacou que a igreja precisa acompanhar os jovens no discernimento vocacional.

O vice-inspetor também agradeceu, ao longo da missa, a presença da Irmã Yvonne Reungoat, Irmã Helena Gesser e Irmã Alaíde Deretti. Cássio Rodrigo relembrou que, neste ano, a presença das Filhas de Maria Auxiliadora, no Estado de São Paulo, completa 130 anos, tendo a primeira casa salesiana, o Colégio Do Carmo, em Guaratinguetá. 

ACESSE A GALERIA DE FOTOS

150 anos das Filhas de Maria Auxiliadora

Em 2022, as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) comemoram 150 anos da fundação do instituto. Durante o Festival da Juventude Salesiana, a ex-madre superiora geral, Madre Yvonne Reungoat, esteve presente para prestigiar a celebração. 

De acordo com ela, o momento era de muita alegria por estar no meio de muitos jovens. Madre Yvonne relembrou que os jovens espalham alegria e caminham com ela tanto no presente quanto no futuro. 

“Estamos vivendo um momento muito lindo, mas muito difícil. Todos os caminhos possuem desafios, mas ao mesmo tempo são lindos. Somos desafiados a dar o melhor de nós e os jovens são a esperança, são o futuro e vão trazer essa luz ao mundo”, concluiu Madre Yvonne Reungoat. 

Para visualizar mais imagens acesse o link: https://drive.google.com/drive/folders/1EN9twKqd-WLPZ-fWOPgnaosuI6RRyD1k

Texto – Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: