Lorena: UNISAL recebe organismos para discutir segurança

Reunião faz parte do Plano de Segurança para prevenir assaltos envolvendo universitários

No dia 12 de maio de 2016, representantes do UNISAL, USP, Fatea, Polícia Militar, AMICE, Prefeitura de Lorena, Pássaro Marrom, ABC Transportes e Movimento Lorena em Segurança se reuniram, no UNISAL Lorena, para mais uma reunião sobre estratégicas de segurança entorno das instituições de ensino superior de Lorena, atividade que faz parte do Plano de Segurança do município.

Segundo os Diretórios Acadêmicos, os estudantes têm sido alvo frequentes de roubos e furtos por parte de criminosos. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública mostram que os crimes cresceram 20% se relacionados ao mesmo período do ano passado.

2016_UNISAL_ReuniaoSeguranca_Lorena_2O secretário de Segurança Pública de Lorena, Elton Ribeiro, afirmou que a maioria dos roubos é praticada por menores de idade. Ele também destacou que a forma com que agem as vítimas é parecida, o que facilita os roubos. “Temos uma população flutuante de 8 a 10 mil pessoas em nossa cidade todos os anos. Gente que está desatenta e que se torna alvo fácil da criminalidade”, destacou Élton.

A capitão da Polícia Militar, Adriana Sérvio, afirmou que muitos crimes são postados por grupos de estudantes em comunidades criadas nas redes sociais, e que essas ocorrências não são registradas no 190. “Também pedimos às instituições que publiquem dicas de segurança em seus perfis nas redes sociais”, avaliou a capitão.

O representante da AMICE (Associação dos Amigos do Centro da Cidade de Lorena), Carlos Soares, revelou que os boatos e denúncias surgem em grande volume na internet, mas que os denunciantes não se atentam a dados importantes, como, por exemplo, a placa do carro do suspeito. “Os estudantes devem passar à polícia um mapeamento do trajeto feito pela maioria dos universitários, para que, de fato, o corredor de policiamento funcione para a proteção do Aluno”, afirmou Carlos.

O representante da Fatea, Rodolfo Macedo, disse que Lorena, a exemplo de outros municípios, também é violenta. “A criminalidade é um problema de todos, não há um único dono”, revelou Rodolfo.

2016_UNISAL_ReuniaoSeguranca_Lorena_3O UNISAL foi representado pelo coordenador de RH, André Costa. Ele reconheceu que falta infraestrutura do estado. “Por isso devemos nos reunir para coibir ou amenizar o problema.” Nós estamos desde 2015 investindo em câmeras e efetivo. “Tudo porque estamos vivendo um momento crítico, no qual todos devem ajudar”, enfatizou André.

Por problemas de saúde, o representante da USP não pode comparecer ao evento.

Os universitários foram representados por 5 estudantes. Eles foram unânimes em dizer que o município é violento.

Gabriel Trama da USP afirmou que procurou pela PM para conversar sobre o problema e não obteve retorno. Além disso, disse que o D.A fez um levantamento das repúblicas existentes na cidade e que, agora, falta apenas o levantamento do trajeto que a maioria dos universitários percorre de casa até a IE e da IE até a residência de volta. Os estudantes reconheceram a falta de adesão de outros universitários ao ciclo de palestras iniciado em 2015 nas IEs afetadas pelo problema. Também cobraram a PM sobre o número excessivo de assaltos.

Segundo o grupo de estudantes, 400 alunos todos os anos estudam na USP e, por dia, são postados ao menos 2 assaltos no grupo da USP em uma rede social.

Eles sugeriram para a próxima reunião a presença de representantes da secretaria de Desenvolvimento e do Conselho Tutelar.

O representante do Movimento Lorena em Segurança, Luiz Felipe Sbegue, afirmou que o problema da violência é cultural. “A criança não tem referência de família e falta postura sobre projeto de vida, autonomia sobre seus atos”, revelou Sbegue.

A Aluna do UNISAL e representante do D.A, Ana Beatriz Martins, fez um levantamento com estudantes do UNISAL que revelou que a linha de ônibus mais problemática em relação a assaltos é a Lorena/Taubaté. Ficou acordado que um ofício será entregue às empresas de ônibus por parte dos Diretórios Acadêmicos para possível mudança de linhas.

O representante da Pássaro Marrom, o gerente comercial, Sidiney Gazola, afirmou que a criminalidade está afetando diretamente as empresas de ônibus. Ele também se comprometeu a estar atento às discussões entorno da prevenção à criminalidade.

Já o representante dos Alunos do UNISAL, Luiz Carlos de Moraes Júnior, trouxe para a reunião a falta de policiamento e iluminação pública. “Muitas vezes não é questão de desatenção da vítima ou horário em que ela circula nas ruas, os bandidos não estão poupando nada”, destacou.

O secretário de Segurança Pública, Elton Ribeiro, finalizou o encontro cobrando uma pauta de reivindicações por parte dos estudantes. As demandas definidas no encontro deste dia 12/05 foram:

* realização de novas palestras nas IEs (unificadas ou variadas) e maior adesão de alunos;

* utilização de dados estatísticos ofertados pelos alunos (Movimento Lorena em Segurança) para alimentar o corredor estudantil comandado pela PM;

* gravação e veiculação de vídeos curtos sobre segurança que serão feitos pelos Alunos e disponibilizados na página do Movimento Lorena em Segurança.

Uma próxima reunião ainda será agendada. Mas os representantes acertaram que todas as responsabilidades serão partilhadas para que haja avanços em um próximo encontro.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: