MOSB visita a Discoteca do Centro Cultural São Paulo

Na manhã do dia 1º de agosto, a equipe do MOSB (Museu da Obra Salesiana no Brasil) que está trabalhando no projeto prêmio do ProAC (Programa de Ação Cultural) 2015, visitou o Centro Cultural São Paulo – CCSP para conhecer sua Discoteca e os processos de higienização, catalogação e digitalização do acervo.

“Concebida em 1935 por Mário de Andrade, enquanto ele esteve à frente do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, a Discoteca Oneyda Alvarenga (antiga Discoteca Pública Municipal) é um centro de informação especializado em música. Em 1982, depois de passar por várias sedes, a Discoteca foi transferida para o Centro Cultural São Paulo. Os serviços oferecidos pela Discoteca são: empréstimo de livros, empréstimos especiais a instituições, atendimento a pesquisas pontuais via telefone e e-mail, audição de discos e CDs, plataforma Paradas Sonoras. O acervo é composto de música popular, folclórica e erudita, de procedência nacional e estrangeira, disponível para consulta e audição. São discos de 78rpm, 33rpm e CDs, além de partituras, periódicos e livros de música. Destaca-se, entre outras, a coleção brasileira de discos 78rpm – a Discoteca possui a maioria destes discos gravados no Brasil” (CCSP).

A visita técnica foi guiada pelo funcionário responsável pela digitalização do acervo Ivamilto Couto. A equipe pode conhecer todos os equipamentos utilizados durante todo o processamento do acervo, desde a higienização até a difusão do material, e sanar dúvidas acerca desses processos.

O acervo de música do MOSB possui pouco mais de mil discos que fazem parte do projeto prêmio do ProAC e a visita teve como objetivo a busca por conhecimentos e técnicas possíveis de serem aplicadas a esse acervo. Todos os discos serão catalogados e aqueles de maior relevância, ou seja, que são encontrados com maior dificuldade em outros acervos serão digitalizados e o acesso aberto em breve aos pesquisadores e interessados que agendarem visita ao MOSB.

MOSB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: