O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Cruzeiro, celebrou junto à comunidade local a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora.
Dentro das Celebrações do Bicentenário de Dom Bosco, o qual estamos vivenciando desde o primeiro dia do ano letivo, o mês de Maio está sendo especial. Maria sempre o Auxiliou em sua missão de salvar os jovens! Os sacramentos da Confissão e da Eucaristia ele sempre propôs aos seus jovens, como caminho seguro de santidade.
Neste ano, todas as atividades propostas têm a intenção de reunir as famÃlias quer seja nas orações; quer seja nas diversões.
Queima das cartinhas
No dia 22, segundo a dinâmica proposta no Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana, aconteceu a celebração da queima das cartinhas à Nossa Senhora Auxiliadora, com a presença de alunos, pais e avós.
Nos tempos de Dom Bosco, no dia de Nossa Senhora Auxiliadora no Oratório festivo em Valdocco, celebrava-se a festa e queimavam-se as cartas; ninguém lia somente a Mãe do Senhor. Todos recebiam depois das mãos de Dom Bosco a Carta resposta de Maria preparada por ele para cada criança, enrolada como um pequeno diploma. Todas elas recebiam respostas claras e confortantes a respeito de seus pedidos e situações que relataram em suas cartas. à uma verdadeira experiência do amor de Deus, manifestado por Maria, e não deixava de ser também um grande momento de ternura, orientação para a vivência de valores.
Todos os anos, no mês de maio, o INSA-Oratório realiza, então essa queima de cartinhas a Nossa Senhora. Quando a carta é queimada, junto com as demais e a fumaça que se eleva em formato de oração, chega até Deus. Depois, recebe-se uma mensagem mariana que tem por finalidade estimular o desenvolvimento do âbom cristão e honesto cidadãoâ.
Ao final, uma avó partilhou a felicidade dela e de outras avós presentes: âficamos emocionadas ao vermos nossos filhos, que estudaram e cresceram no INSA-Oratório, trazerem seus filhos â nossos netos e netas â para vivenciarem estas celebrações, como no passado nós fizemos. Somos muito agradecidas a Deus por nos permitir viver este momento especial e famÃlia.â   A particularidade deste ano foram as respostas individuais e resposta para as famÃlias. Â
Partilhamos neste espaço também uma das respostas que as famÃlias receberam:
âQueridos filhos
Que bom que vocês vieram rezar hoje, aqui. Gostaria que vocês soubessem que os amo muito. Vocês estão em meu coração e sempre estou pedindo a meu filho, Jesus que diariamente derrame bênçãos e graças em suas vidas. Conheço o coração de vocês. Saibam que formam uma FamÃlia bonita, desejada e abençoada por Deus. Mas gostaria de fazer a vocês – Pais e Filhos – três pedidos que estão em meu coração de mãe:
1 – Procurem conversar cada vez mais, aumentem a atenção e o carinho que cada um tem para com os outros dentro de casa. Essa atitude evitará conflitos e dará a vocês sabedoria para viverem e enfrentarem dia-a-dia as dificuldades e celebrar as alegrias.
2 â Rezem todos os dias, juntos. Esta é a grande força que vem de Deus para todos nós e de modo especial para as FamÃlias.
3 – A doação ao outro, o perdão, a compreensão mútua favorece a harmonia e desenvolve a tranquilidade e a paz. A Fé deve ser vivida em obras e atitudes.
A palavra de Deus produz vida e vida eterna:
âBendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, por meio de Cristo, nos abençoou com todas as bênçãos espirituais do céu e nos escolheu para que pelo amor fôssemos santos e felizes.â (Carta aos Efésios 1, 3-4)
Com afeto e carinho, vossa Mãe.â
Missa e novena no colégio
Todos os alunos e familiares formam convidados para participar da missa, na Novena à NS Auxiliadora.
A celebração aconteceu numa sexta-feira, dia 22 de maio, à s 19h e foi presidida pelo padre Ivan Tomaseto, que atualmente está em São José dos Campos e co-celebrada pelo Diretor, padre José Adilson Morgado. O gesto concreto â fraldas descartáveis infantis â também veio em grande quantidade: em nome dos que serão beneficiados o muito obrigado pela generosidade de sempre.
Celebração de Nossa Senhora Auxilidora e Pentecostes com o Oratório
No dia 24 de maio, domingo da Festa de Pentecostes, o INSA comemorou também a festa litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora â aquela a quem Dom Bosco atribuiu todos es seus feitos: como padre, fundador dos Salesianos, das Filhas de Maria Auxiliadora e dos Salesianos Cooperadores e de toda extensa ação em favor da Salvação da juventude. Assim ele afirmou quase no fim de sua vida: âFoi Ela quem tudo fezâ.
Neste ano que celebramos ainda o bicentenário do nascimento de Dom Bosco, a festa foi mais significativa: as comunidades da Paróquia Imaculada Conceição e do Oratório reuniram-se às 18 horas para a meditação dos Mistérios Gloriosos e em seguida, realizar a procissão até as dependências do Oratório, onde aconteceu a Celebração da Eucaristia. Coube ao padre inspetor, Edson Donizette Castilho presidir a celebração, concelebrada pelos padres Alcides Pinto da Silva, Fernando Alves Sampaio, José Adilson Morgado, Jeferson Luis da Silva e Germano Slomp,.
Ao final da Eucaristia aconteceu a Coroação de Nosssa Senhora Auxiliadora, realizada pelas alunas do INSA â todas vestidas de anjinhos. Foram momentos de oração, manifestação de comunidade cristã e escola Católica salesiana, que celebrou a fé em Deus e a devoção mariana.
Pedro Whately e Ir. José Aparecido Carloto