Nossa Senhora Auxiliadora é celebrada em Cruzeiro

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Cruzeiro, celebrou junto à comunidade local a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora.

Dentro das Celebrações do Bicentenário de Dom Bosco, o qual estamos vivenciando desde o primeiro dia do ano letivo, o mês de Maio está sendo especial. Maria sempre o Auxiliou em sua missão de salvar os jovens! Os sacramentos da Confissão e da Eucaristia ele sempre propôs aos seus jovens, como caminho seguro de santidade.

Neste ano, todas as atividades propostas têm a intenção de reunir as famílias quer seja nas orações; quer seja nas diversões.

Queima das cartinhas

No dia 22, segundo a dinâmica proposta no Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana, aconteceu a celebração da queima das cartinhas à Nossa Senhora Auxiliadora, com a presença de alunos, pais e avós.

Nos tempos de Dom Bosco, no dia de Nossa Senhora Auxiliadora no Oratório festivo em Valdocco, celebrava-se a festa e queimavam-se as cartas; ninguém lia somente a Mãe do Senhor. Todos recebiam depois das mãos de Dom Bosco a Carta resposta de Maria preparada por ele para cada criança, enrolada como um pequeno diploma. Todas elas recebiam respostas claras e confortantes a respeito de seus pedidos e situações que relataram em suas cartas. É uma verdadeira experiência do amor de Deus, manifestado por Maria, e não deixava de ser também um grande momento de ternura, orientação para a vivência de valores.

Todos os anos, no mês de maio, o INSA-Oratório realiza, então essa  queima de cartinhas a Nossa Senhora. Quando a carta é queimada, junto com as demais e a fumaça que se eleva em formato de oração, chega até Deus.  Depois, recebe-se uma mensagem mariana que tem por finalidade estimular o desenvolvimento do “bom cristão e honesto cidadão”.

Ao final, uma avó partilhou a felicidade dela e de outras avós presentes: “ficamos emocionadas ao vermos nossos filhos, que estudaram e cresceram no INSA-Oratório, trazerem seus filhos – nossos netos e netas – para vivenciarem estas celebrações, como no passado nós fizemos. Somos muito agradecidas a Deus por nos permitir viver este momento especial e família.”    A particularidade deste ano foram as respostas individuais e resposta para as famílias.   
Partilhamos neste espaço também uma das respostas que as famílias receberam:

“Queridos filhos
Que bom que vocês vieram rezar hoje, aqui. Gostaria que vocês soubessem que os amo muito. Vocês estão em meu coração e sempre estou pedindo a meu filho, Jesus que diariamente derrame bênçãos e graças em suas vidas. Conheço o coração de vocês. Saibam que formam uma Família bonita, desejada e abençoada por Deus. Mas gostaria de fazer a vocês – Pais e Filhos – três pedidos que estão em meu coração de mãe:
1 – Procurem conversar cada vez mais, aumentem a atenção e o carinho que cada um tem para com os outros dentro de casa. Essa atitude evitará conflitos e dará a vocês sabedoria para viverem e enfrentarem dia-a-dia as dificuldades e celebrar as alegrias.
2 – Rezem todos os dias, juntos. Esta é a grande força que vem de  Deus para todos nós e de modo especial para as Famílias.
3 РA doa̤̣o ao outro, o perḍo, a compreenṣo m̼tua favorece a harmonia e desenvolve a tranquilidade e a paz. A F̩ deve ser vivida em obras e atitudes.
A palavra de Deus produz vida e vida eterna:

“Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, por meio de Cristo, nos abençoou com todas as bênçãos espirituais do céu e nos escolheu para que pelo amor fôssemos santos e felizes.” (Carta aos Efésios 1, 3-4)
Com afeto e carinho, vossa Mãe.“

Missa e novena no colégio

Todos os alunos e familiares formam convidados para participar da missa, na Novena à NS Auxiliadora.

A celebração aconteceu numa sexta-feira, dia 22 de maio, às 19h e foi presidida pelo padre Ivan Tomaseto, que atualmente está em São José dos Campos e co-celebrada pelo Diretor, padre José Adilson Morgado. O gesto concreto – fraldas descartáveis infantis – também veio em grande quantidade: em nome dos que serão beneficiados o muito obrigado pela generosidade de sempre.

Celebração de Nossa Senhora Auxilidora e Pentecostes com o Oratório

No dia 24 de maio, domingo da Festa de Pentecostes, o INSA comemorou também a festa litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora – aquela a quem Dom Bosco atribuiu todos es seus feitos: como padre, fundador dos Salesianos, das Filhas de Maria Auxiliadora e dos Salesianos Cooperadores e de toda extensa ação em favor da Salvação da juventude. Assim ele afirmou quase no fim de sua vida: “Foi Ela quem tudo fez”.

Neste ano que celebramos ainda o bicentenário do nascimento de Dom Bosco, a festa foi mais significativa: as comunidades da Paróquia Imaculada Conceição e do Oratório reuniram-se às 18 horas para a meditação dos Mistérios Gloriosos e em seguida, realizar a procissão até as dependências do Oratório, onde aconteceu a Celebração da Eucaristia. Coube ao padre inspetor, Edson Donizette Castilho presidir a celebração, concelebrada pelos padres Alcides Pinto da Silva, Fernando Alves Sampaio, José Adilson Morgado, Jeferson Luis da Silva e Germano Slomp,.

Ao final da Eucaristia aconteceu a Coroação de Nosssa Senhora Auxiliadora, realizada pelas alunas do INSA – todas vestidas de anjinhos. Foram momentos de oração, manifestação de comunidade cristã e escola Católica salesiana, que celebrou a fé em Deus e a devoção mariana.

Pedro Whately e Ir. José Aparecido Carloto

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: