Padre Lima lança o livro “A Catequese. Do Vaticano II aos nossos dias”

Em 6 de setembro de 2016, o Prof. Dr. Pe. Luiz Alves de Lima, docente do Curso de Teologia do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade São Paulo, Campus Pio XI, lançou o livro: “A Catequese. Do Vaticano II aos nossos dias”, publicado pela Editora Paulus.

O Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, gerente financeiro da unidade, deu as boas-vindas ao público e apresentou o aluno do 6º semestre de Teologia, Erickson Ramos da Silva, que fez uma síntese do currículo do Pe. Lima. Em seguida, a diretora de operações da Unidade São Paulo, Profª Me. Rosana Manzini falou da dedicação que o Pe. Lima sempre teve com o trabalho e aos alunos, na missão de educar e disseminar a importância da catequese.

“A obra pretende mostrar, em síntese, a caminhada da catequese nos vinte séculos de história da Igreja abordando principalmente o início do seu surgimento para resgatar a sua originalidade, como também os grandes desenvolvimentos na história culminando na renovação do Concílio Vaticano II. O livro ainda apresenta as grandes linhas e preocupações da Igreja em relação ao tradicional processo de Iniciação à Vida Cristã, experiência profunda de participação no mistério de Deus por meio do encontro com Jesus Cristo e seu Evangelho. A obra é direcionada principalmente aos catequistas, mas também a todos que se interessam pelo tema, pela vida da Igreja e seus grandes desafios de hoje, e particularmente nesse segmento de educação da fé chamada Catequese”, informa Pe. Lima.

Para o Aluno Luiz José Bizarello, do 3º ano de Teologia, o objetivo do livro é fazer com que a catequese, como legítima expressão de educação da fé, contribua para o complexo processo de evangelização que ainda hoje a Igreja é chamada a desempenhar. “Considero o Pe. Lima o “papa” da catequese, ou seja, a maior autoridade nesta área. Ele doou e doa a vida para a catequese e o livro retrata a história e o resgate da questão da Iniciação à Vida Cristã. Como professor ele testemunha muito entusiasmo e nos convida à constante renovação pastoral, cuja autenticidade encontramos nas origens da Igreja fielmente atualizadas às necessidades do tempo presente. É uma caminhada bonita de doação e uma nova perspectiva, um novo olhar da catequese para o futuro”, afirma Luiz.

Após o evento, houve sessão de autógrafos do livro.

Sobre o Pe. Lima

Religioso e sacerdote salesiano. É doutor em Theologia pela Pontificia Università Salesiana – UPS – de Roma (1995), mestre em Teologia Pastoral Catequética pela mesma Pontificia Università Salesiana (1978), graduado em Sacra Theologia pelo Pontificium Athenaeum Salesianum de Roma (1970), graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1964) e graduado em Geografia e História pela mesma Faculdade (1964). É professor do UNISAL, Campus Pio XI (São Paulo) e tem expertise na área de Teologia, com ênfase em Teologia Pastoral Catequética.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: