Padre Luiz Alves de Lima assessora oficina na 4ª Semana Brasileira de Catequese

O Padre Luiz Alves de Lima, sdb, Doutor em Teologia Pastoral Catequética e professor do UNISAL, foi um dos assessores da 4ª Semana Brasileira de Catequese, realizada entre os dias 14 e 18 de novembro em Itaici, no município de Indaiatuba (SP).

Durante essa IV Semana ele assessorou uma oficina sobre o tema “Catecismo da Igreja Católica e Iniciação a vida Cristã”. Em entrevista ao site da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Lima explicou que a palavra “catequese” nasceu dentro do contexto do catecumenato marcado por uma ritualidade e mistagogia profundas unidas ao ensino da doutrina cristã. “Tanto assim que os santos padres desenvolveram muito a doutrina cristã a partir do catecumenato”, destacou.

Ainda segundo o Professor, com o passar do tempo, o catecumenato deixou de existir na Igreja, permanecendo apenas a catequese doutrinal que fazia mais sentido em um contexto de cristandade. “Mas hoje, no mundo pluralista e secularizado que vivemos, essa modalidade não tem mais lugar”, observou.

Padre Lima ressaltou que, atualmente, tem sido recuperada uma catequese de inspiração catecumenal com valorização da dimensão mistagógica. No entanto, ele alertou para o cuidado de não se perder o equilíbrio e esquecer a dimensão doutrinal. “Por isso, o objetivo desse seminário foi dar à doutrina cristã o seu lugar devido no processo educativo da fé, naturalmente, na medida e no momento certos. Não podemos, de maneira nenhuma, perder esse aspecto doutrinal. É a dimensão em que a nossa razão, à luz da fé e da Palavra de Deus, pode dar sustento para avida cristã”, disse.

O Padre Lima é um dos coordenadores do curso de pós-graduação do UNISAL realizado no mês de janeiro. Outras informações pelo portal www.unisal.br.

 

(Com informações da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética)

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: