Paróquia de Matão recebe relíquia de São João Bosco

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Matão, foi agraciada com uma relíquia de São João Bosco, patrono da Congregação Salesiana e Pai e Mestre da Juventude. A entrega foi realizada no dia 28 de maio durante o tríduo eucarístico em preparação à festa de Corpus Christi. A seguir o relato de João Pedro Gregório, um dos incentivadores para que a relíquia chegasse à cidade.

“Depois de um longo tempo amadurecendo, a ideia de ter uma relíquia de São João Bosco em Matão-SP, juntamente com o Padre Braulino Gillioli Júnior, pároco na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, fizemos um pedido ao Padre Justo Ernesto Piccinini. E não é que deu certo, a relíquia chegou!

Foi grande a emoção, quando recebemos o e-mail do padre Justo Ernesto Piccinini, sdb, avisando que a relíquia de São João Bosco havia chegado da Itália para nós e foi maior ainda a alegria em ir buscá-la pessoalmente na Inspetoria Salesiana em São Paulo.

Sabendo dos pragmatismos sociais em que nós jovens, estamos cada vez mais expostos – drogas, prostituição, guerrilhas, gangues, tráfico e narcotráfico – surgiu o interesse por alimentar a piedade cristã juvenil em nossa cidade e também a devoção ao santo patrono das juventudes, ninguém menos que o amável Dom Bosco! Fo aí então que procuramos o Padre Braulino, homem bom e firme, interessado nas coisas do reino de Deus e preocupado com o bem das juventudes, para nos ajudar a fazer o pedido ao Inspetor dos Salesianos em São Paulo.

Stefany, Pe. Piccinini e João Gregório na Casa Inspetorial

Primeiro tínhamos uma previsão de data para a relíquia chegar, não deu certo, pois as nevascas em Roma – o que não é comum – atrapalhou que a relíquia chegasse ao aeroporto à tempo de alcançar o padre que vinha para o Brasil. Enfim, depois da Páscoa do Senhor Jesus, foi possível que eu e uma grande a adorável amiga, Stefany de Moraes, nos encontrássemos com o Padre Justo Ernesto Piccinini na inspetoria salesiana, em São Paulo, e também com Dom Bosco, pois diz o Papa Bento XVI: “Ter a relíquia de um santo, é como ter a presença do próprio santo. Alguém que está no céu, e contempla à Deus face à face. Ali já foi para mim e para a Stefany um momento milagroso, “Basta que sejais jovens para que eu vos ame” dizia Dom Bosco, e nos sentimos amados.

Aproveitamos para passear pela rumorosa metrópole paulistana e conhecemos também o Colégio de Santa Inês, das Filhas de Maria Auxiliadora e fomos bem recebidos pela Irmã Lúcia, fma. Lá ouvimos um pouco sobre a Santa Mria Mazzarello e sua fidelidade à proposta de Dom Bosco e seu Sistema Preventivo.

Em suma, no último dia 28, foi celebrado o tríduo eucarístico, preparando a festa de Corpus Christi, que é muito tradicional em nossa cidade, são 70 anos que se enfeitam as ruas. E na igreja matriz, Paróquia Senhor Bom Jesus, os jovens matonenses receberam a relíquia de São João Bosco na presença de quase todos os padres da cidade, do Padre Jorge Nahra, Vigário Episcopal de nossa região e também de Dom Luiz Gonzaga Féchio, Bispo Diocesano de Amparo e nosso conterrâneo. Também vieram de Araraquara o Padre Osmar Padovan e o religioso Rafael de Souza, salesianos que trabalham no Lar Juvenil São Domingos Sávio.”

João Gregório, Ir. Lúcia e Stefany no Colégio de Santa Inês

Agora a relíquia vai passar em todas as paróquias e no dia do nascimento de Dom Bosco, será entronizada em seu nicho, que foi carinhosamente preparado em uma capela, para veneração pública.

Que Dom Bosco nos ajude a neste ano em que o Papa Francisco chama os jovens para um aberto diálogo no Sínodo sobre os jovens e as vocações, a responder o convite da igreja, para sermos protagonistas de uma evangelização aberta, capaz da acolhida, em estado permanente de missão.

Dom Bosco foi um homem formidável, pra frente de seu tempo e arrasta atrás de si os corajosos. Viva Dom Bosco e seu amor à juventude! Nós somos amigos de Dom Bosco!

João Pedro Gregório

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: