Pastoral Juvenil Salesiana

Pastoral é ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação como desenvolvimento pessoal e humano. Vive duas realidades: Jesus Cristo como referência e a realidade social e cultural do grupo humano envolvido. Não existe trabalho, projeto, presença, serviço salesiano sem a Pastoral Juvenil Salesiana, que enriquece a ação citada acima com o dom do carisma salesiano, herdada por Dom Bosco, nosso Pai, Mestre e fundador, cuja opção são os jovens.

A Pastoral Juvenil Salesiana é a forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a Espiritualidade Juvenil Salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco.

O Sistema Preventivo é um conjunto de práticas e princípios deixados por Dom Bosco e aplicado nos cinco continentes. Baseia-se em três pilares: razão, religião e amorevolezza.

Razão: o jovem se educa e se evangeliza partir desta ação preventiva educativa, de acordo com a realidade de cada um. Todos os jovens podem participar através do seu espírito crítico, seu protagonismo e diálogo.

Religião: o Evangelho é o que fundamenta e dá sentido às práticas salesianas.

Amorevolezza: na atitude do amor, da acolhida, da bondade, da fraternidade, na casa que acolhe, na afeição e acima de tudo na alegria. Além da presença de Nossa Senhora Auxiliadora, “foi ela quem tudo fez” (Dom Bosco).

A missão dos salesianos é “formar bons cristãos e honestos cidadãos” (ideais de Dom Bosco) e segue alguns elementos pastorais que a qualificam segundo o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana (Dicastério da Pastoral Juvenil Salesiana, ano 2005):

  • Opção determinante: os jovens, sobretudo, os mais pobres.
  • Uma ação missionária “educar evangelizando e evangelizar educando”.
  • Experiência comunitária.
  • Estilo específico – a animação.
  • Pastoral Orgânica – unidade na diversidade.
  • Presença significativa na Igreja e no mundo.

Como dissemos anteriormente, não existe trabalho, serviço, projeto ou presença salesianas sem a Pastoral Juvenil Salesiana e sua Espiritualidade porque a missão salesiana não se identifica apenas com as obras ou atividades e nem se reduz a elas. É antes de tudo, a paixão de Dom Bosco pelo bem das almas e dos jovens! A tarefa da PJS é manter este zelo missionário e torná-lo sintomático, orgânico e operativo (ACG 391, p. 21).

A Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo, utiliza como estratégia de ação dividir as animações que envolvem o trabalho mais ativo da Pastoral Juvenil Salesiana e assessorar outras frentes também de evangelização e ligados ao trabalho da Inspetoria. As animações que a Pastoral Juvenil Salesiana atua são:

  • Animação Pastoral: projetos ligados ao desenvolvimento da PJS como um todo em relação ao seu planejamento e suas ações, criando uma pastoral cada vez mais orgânica. Planos de ação ligados ao planejamento, execução, definição de colaboradores e parceiros, promoção e formação de assessores e agentes de pastoral que trabalham nas comunidades, independente do seu ramo de atividade, de como tornar viva a ação pastoral.
  • Animação Vocacional: projetos voltados a auxiliarem ao jovem para encontrar dentro de si sua verdadeira vocação salesiana. Esta vocação pode ser ou não religiosa. Além da vocação para Sacerdote ou Irmão Salesiano, existem também as demais vocações ligadas à Família Salesiana, como por exemplo, a Associação dos Cooperadores Salesianos, Ex-alunos… Trata-se de apresentar aos jovens as vocações que compõem o trabalho salesiano.
  • Animação Missionária: projetos ligados ao trabalho missionário e social com o estilo salesiano. O trabalho da animação missionária desloca seus assistidos para outras realidades, para outras formas de se viver. Ser missionário ou ser missionária é, sem ferir a cultura e as crenças, colocar-se na condição de servir espiritualmente e assistencialmente as pessoas mais necessitadas e mais pobres.
  • Articulação da Juventude Salesiana: são projetos ligados aos grupos de jovens e associações por eles formadas que chamamos de associacionismo e ao protagonismo juvenil que nada mais é do que a iniciativa do jovem, a organização do jovem, a administração do grupo realizada pelo próprio jovem, jovem evangelizando jovem. São projetos inspetoriais, promovidos apenas pelos salesianos, ou interinspetoriais em parceria com as Salesianas. É um grande movimento mundial de grupos e associações denominado Movimento Juvenil Salesiano, que no Brasil é conhecido como Articulação da Juventude Salesiana, AJS.
  • Evangelização & Catequese: é ação mais ativa da pastoral em relação à formação dos diversos colaboradores, parceiros e educadores. No trabalho de evangelização-educação da juventude ligadas à evangelização e a formação salesiana é necessário munir-se de todos o conhecimento e de toda a espiritualidade. Trabalha-se com a formação de leigos, catequistas, agentes, salesianos, formados, enfim, é um trabalho de evangelização e educação daqueles que representam o carisma nas suas comunidades.
  • Comunicação Social: segundo o Quadro de Referência em Pastoral Juvenil Salesiana, a Comunicação Social é a voz do carisma salesiano. É a partir da Comunicação Social que se atinge o maior número de pessoas e divulga os ideais de Dom Bosco por toda a parte. Como dissemos, a ação de evangelização e o carisma salesiano não está preso a obras ou as atividades e a comunicação social é prova disto. Ela deve trabalhar em parceria com a Pastoral Juvenil Salesiana porque evangeliza de forma mais abrangente os princípios e ideais de Dom Bosco. A Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora inseriu a Comunicação Social como uma das frentes pastorais seguindo este preceito, reforçando sua identidade pastoral e unindo forças para atingir mais grupos e enriquecer ainda mais o trabalho pastoral.

Além das frentes de ação, a Pastoral Juvenil Salesiana assessora as comunidades no seu trabalho evangelizador. Faz parte, junto com a Comunicação Social e a Rede Salesiana de Ação Social – RESAS, da SPD, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, e apoia a conservação da memória e da história salesiana junto ao Arquivo Inspetorial.

Neste mesmo menu Canais Salesianos você encontrará as diversas animações que envolvem a PJS e os serviços que ela assessora. Perceberá que em todas as ações, animações, serviços, frentes e redes existem a Pastoral, Dom Bosco vivo através dos seus ideais e da missão salesiana.

Adaptado de: Plano de Ação 2008-2010 – Pastoral Juvenil Salesiana – Inspetoria Salesiana de São Paulo

 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: