Professores salesianos participam de formação com pesquisadora da Unicamp

Na quinta-feira, 25 de janeiro, durante a semana de planejamento, os professores do Ensino Médio da Escola Salesiana São José, de Campinas, receberam a pesquisadora na área de avaliação Monica Vicentini, mestre e doutoranda em Linguística Aplicada junto ao programa de pós-graduação do IEL/UNICAMP (PPG/IEL).

Durante o encontro, os professores foram convidados a refletir e repensar sua prática docente a partir da problematização sobre os significados e impactos da avaliação durante o processo de ensino e aprendizagem.

Monica enfatizou a presença da avaliação como um processo de via dupla, no qual o objeto funcionaria tanto como a possibilidade de o aluno compreender os conteúdos que foram apreendidos, quanto de os professores verificarem como as suas abordagens são parte desse processo. Problematizou, também, que devemos mediar a abordagem de práticas próprias com os exames externos (vestibulares), conciliando o processo de formação acadêmica com as expectativas que existem em relação ao ingresso em universidades.

No final do colóquio, houve espaço para troca de experiência entre pesquisadora e professores, o que lhes permitiu trazer um olhar investigativo para a interpretação dos indícios trazidos pelos alunos no processo de avaliação.

Simone Silva – Comunicação e Marketing – Escola Salesiana São José

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: