Na quinta-feira, 25 de janeiro, durante a semana de planejamento, os professores do Ensino Médio da Escola Salesiana São José, de Campinas, receberam a pesquisadora na área de avaliação Monica Vicentini, mestre e doutoranda em Linguística Aplicada junto ao programa de pós-graduação do IEL/UNICAMP (PPG/IEL).
Durante o encontro, os professores foram convidados a refletir e repensar sua prática docente a partir da problematização sobre os significados e impactos da avaliação durante o processo de ensino e aprendizagem.
Monica enfatizou a presença da avaliação como um processo de via dupla, no qual o objeto funcionaria tanto como a possibilidade de o aluno compreender os conteúdos que foram apreendidos, quanto de os professores verificarem como as suas abordagens são parte desse processo. Problematizou, também, que devemos mediar a abordagem de práticas próprias com os exames externos (vestibulares), conciliando o processo de formação acadêmica com as expectativas que existem em relação ao ingresso em universidades.
No final do colóquio, houve espaço para troca de experiência entre pesquisadora e professores, o que lhes permitiu trazer um olhar investigativo para a interpretação dos indícios trazidos pelos alunos no processo de avaliação.
Simone Silva – Comunicação e Marketing – Escola Salesiana São José