Salesianos inauguram núcleo de pesquisas indígenas

A Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA), inaugurou, no dia 19 de abril, o Núcleo de Estudos, Acompanhamento e Pesquisas Indígenas (NEAPI), na unidade Leste da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB).

O projeto inédito, em Manaus, diferencia-se de outras iniciativas porque não se trata de uma iniciativa política, mas religiosa salesiana em diálogo com a antropologia e principalmente com as culturas indígenas, com a evangelização e formação espiritual e humana, transformando assim a FSDB em referência nas questões indígenas dentro da Inspetoria Salesiana da Amazônia.

Para o coordenador do NEAPI, o antropólogo e professor da FSDB João Rivelino Rezende Barreto, o Núcleo já nasce sendo referência “Ser uma referência nas questões indígenas na instituição é o desafio inicial para o NEAPI, mas a questão indígena para os salesianos não é novidade, uma vez que há 100 anos, já faz parte de sua missão e história na Amazônia” conta Rivelino.

“O NEAPI nasce com a responsabilidade de escrever a história indígena a partir dos sinais de novos tempos, a partir daquilo que todos “nós” estamos envolvidos, a partir dos desafios atuais com inspiração intelectual indígena, com conhecimentos indígenas em fluxividade que certamente poderão contribuir para a reflexividade tanto em nível cultural como em nível acadêmico” explica o antropólogo que irá ajudar a reescrever a história indígena de nossa região.

A Faculdade Salesiana Dom Bosco recebe entre seus acadêmicos jovens indígenas do Alto Rio Negro e com a criação do NEAPI o convívio, a partilha e a socialização cultural, linguística e acadêmica dos indígenas da FSDB serão reforçados. Não apenas na questão da espiritualidade religiosa e da proposta pedagógica, mas serão também geradores de conhecimento, isto é, não só multiplicadores, mas também incentivadores de novas pesquisas, com parcerias e intercâmbio junto as etnias.

Com isso, a Faculdade Salesiana Dom Bosco deverá ser um ponto referencial nas questões indígenas, como a realização de simpósios, mesas redondas e outros eventos de caráter relevante para o diálogo no universo dos conhecimentos científicos, mas sempre seguindo com a diferença, por meio da evangelização, educação e formação humana no Rio Negro. As ações do NEAPI estarão pautadas para contribuição e apoio para os salesianos missionários e salesianos em formação, especificamente na possibilidade do ensino linguístico, como a Língua Tukana, por exemplo, partilhando das questões socioculturais do Alto Rio Negro e extensão de atividades junto aos missionários.

O NEAPI – Núcleo de Estudos, Acompanhamento e Pesquisas Indígenas está localizado nas dependências da Unidade Leste da Faculdade Salesiana Dom Bosco, na Avenida Cosme Ferreira, 5122 Zumbi, e está aberto para visitas às quartas-feiras de 14h às 22h, e às sextas-feiras, de 14h às 18h.

Sobre o coordenador do NEAPI – João Rivelino Rezende Barreto, Tukano do Alto Rio Negro. Possui Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB-MANAUS); mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente na FSDB.

Vivian Marler

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: