Salesianos São Carlos e Enactus UFSCar promovem práticas sustentáveis

Reduzir, reutilizar e reciclar o lixo, são ações práticas trabalhadas junto às 208 crianças atendidas no Programa Vida Melhor (PROVIM), desenvolvido pelo Espaço Salesianos “Dom Luciano Mendes de Almeida”, em parceria com a Enactus UFSCar no bairro São Carlos VIII. Os universitários somam ao trabalho do programa de contraturno escolar, promovendo palestras, filmes e trabalhos manuais, com o objetivo de contribuir à conscientização dos educandos em relação ao consumo consciente, meio ambiente e geração de renda.

Os chamados 3 Rs fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e referem-se a um conjunto de atitudes relacionadas aos hábitos de consumo. No Brasil, onde cada habitante gera 1,1Kg de resíduos por dia, muitos ainda não sabem como destinar corretamente o lixo. A proposta também orienta quanto ao tratamento destes resíduos de forma a colaborar com o trabalho de catadores de material reciclável.

No PROVIM às crianças assistiram ao filme da Turma da Mônica, “Um plano para salvar o planeta”, além de participar da palestra “Benefícios, importância e lucro que podemos obter com o trabalho do catador”. Em seguida participaram de oficinas de confecção de cofrinhos e carteiras com material reciclado.

Há algum tempo desenvolvendo trabalhos no bairro São Carlos VIII, a Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, que reúne estudantes, docentes e líderes de negócios empenhados em usar o poder da ação empreendedora para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A Enactus UFSCar tem por objetivo desenvolver projetos de empreendedorismo social em comunidades locais. Segundo a coordenadora pedagógica Elaine Hage, o Espaço Salesianos “Dom Luciano Mendes de Almeida” é uma extensão dos Salesianos São Carlos, e está localizado desde 2008 na Avenida Comendador Oscar Ferreira, 300, no bairro São Carlos VIII. Através do Programa Vida Melhor atende 208 crianças e pré-adolescentes que frequentam as atividades educativas e culturais no contraturno escolar.

André Kastein

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: