UNISAL: turma inicia pós-graduação em Música Litúrgica no Campus Pio XI

Deu-se início em 2 de julho, na terra da garoa, o tão sonhado curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Música Litúrgica, promovido pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL e pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard. Com 26 alunos de diversas localidades do grande Brasil e entre cantos e orações, a jornada foi preludiada pela acolhida da Prof. Elza Helena de Abreu, coordenadora do Centro de Liturgia, Pe. Francisco Inácio Vieira Junior, coordenador do curso de Teologia e diretor financeiro do UNISAL – Unidade São Paulo/Campus Pio XI, o Prof. Márcio Antônio de Almeida, coordenador do curso de Música Litúrgica, e demais colaboradores da instituição. Concomitantemente ocorrem, no mesmo local, os cursos de Pós-Graduação em Liturgia e em Espaço Litúrgico: Arquitetura e Arte Sacra.

Como bons brasileiros, os presentes não poderiam deixar de fora a partida da nossa seleção na Copa do Mundo, assistida com entusiasmo no auditório principal. Como proposto pelo coordenador do curso para cada início de sessão, foram apresentadas diversas peças musicais. O Prof. Joêzer Mendonça deu a entonação de sua disciplina, História do Rito Cristão Cantado I, levando em conta a diversidade cultural presente em classe. Em seguida, com alegria e disposição, houve o ensaio de cantos para os momentos orantes, previsto para todos os dias letivos.

Devido à presença de alguns presbíteros nos cursos, após o ensaio foi celebrada a Eucaristia. Como última atividade do dia, o Prof. Eurivaldo Silva – que presenteou o curso com o empréstimo de seu teclado, no intuito de proporcionar momentos lúdicos em sala de aula – introduziu sua disciplina de Prática Pastoral da Música na Comunidade Cristã.

Durante a semana, seguindo a proposta do curso, houve muita alegria e aprendizado com as aulas de Técnica Vocal e Canto, ministradas pela Prof.ª Michelle Girardi. Para trabalhar o importante e singular instrumento musical que é a voz, foram produzidos muitos sons para o desenvolvimento de habilidades vocais. E fora da sala de aula a convivência foi tomando expressões de comunhão e partilha, com a apresentação cultural-musical no refeitório, com os demais estudantes dos cursos locais. Aos poucos, houve também a participação nos momentos de oração propostos pela programação geral.

A jornada alcançou maior exigência, e também grande riqueza de conteúdos, com a paixão e disposição do Prof. Luiz Fernando Silva. Sua disciplina de Percepção Musical mexeu com os ânimos e com a criatividade da turma, que pôde elaborar diversas composições musicais. Nem mesmo a derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo desmotivou a turma de seguir em frente com o aprendizado. Coube até um pequeno momento musical nos corredores do Instituto, para aquecer a noite paulistana. Assim foi vivida a primeira semana do curso.

Por Gustavo Ávila e Fr. Rogério Constantino, OFM – Estudantes da Pós-Graduação em Música Litúrgica

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: