A cada seis anos, as presenças salesianas do mundo todo são visitadas pelo reitor-mor vigente e/ou seus representantes. Assim, a Obra Social São João Bosco acolheu, dos dias 12 a 15 de agosto, o Pe. Natale Vitali Forti, Conselheiro Regional para América Cone Sul.
Durante o último final de semana, Pe. Natale pode visitar os núcleos da OSSJB localizados no bairro residencial Vida Nova (Dom Bosco e CEI Darcy Ribeiro), assim como os da região do Parque Oziel (Nossa Senhora Auxiliadora e CEI Prefeito Francisco Amaral).
Já na manhã da segunda-feira, o representante de Ángel Fernández Artime (reitor-mor da Congregação Salesiana), esteve no Centro da cidade de Campinas-SP onde ficam o prédio do núcleo São João Batista e o do CEI Dombosquinho. Acompanhado pelo diretor presidente, Pe. Glauco Landim, o Conselheiro conheceu as instalações bem como parte da equipe de colaboradores.
Depois do breve “tour”, reuniu-se com os coordenadores dos núcleos a fim de melhor compreender a realidade vivida em cada um deles. Estavam presentes também a gerente operacional, Ana Lúcia, o animador de Pastoral, Diego Sampaio, a auxiliar de Comunicação, Gabriela Haeitmann e o coordenador do Departamento Financeiro, Marcos Rodrigues.
Pe. Natale iniciou a conversa apresentando-se e contando um pouco sobre sua formação e de sua experiência na Congregação. Frisou que a visita não teria o intuito de “vigiar” o trabalho dos colaboradores, mas sim o de ser um encontro proveitoso para que as ideias e projetos estejam sempre em consonância com o sonho de Dom Bosco e com a identidade salesiana.
Logo, cada um dos presentes puderam pontuar os aspectos positivos e também os desafios de cada unidade/setor de atuação. Após as exposições, Pe. Natale, através de medidas práticas, aconselhou a todos e fez as devidas colocações para que a OSSJB vise cada vez mais o futuro e cresça junto ao mesmo. “Sem vocês, não existe a Obra Social!”, concluiu ele.
Após o almoço, o padre dirigiu-se ao Jardim Campo Belo II e finalizou sua passagem pela Obra visitando os núcleos São Domingos Sávio e Santa Rita.
Texto e fotos: Gabriela Haeitmann