9ª Gincana da Solidariedade na Obra Social Dom Bosco

Aconteceu nos dias 23 a 30 de maio, a nona Gincana da Solidariedade realizada no CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, São Paulo, com os educandos de mais de 30 cursos profissionalizantes. A gincana faz parte da programação dos cursos, cujo objetivo propicia integração entre as oficinas, o trabalho em equipe, a captação de recursos, a conscientização acerca da responsabilidade socioambiental e, sobretudo suscita a solidariedade entre educandos e educadores da Obra Social Dom Bosco.

A gincana tem uma temática diferente a cada edição e a deste ano trouxe como tema a Campanha da Fraternidade: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. Os educandos foram divididos em 4 equipes (A, B, C e D) com integrantes de vários cursos. As equipes, durante toda a semana tiveram várias tarefas: arrecadar fraldas, alimentos, material de higiene pessoal, material de limpeza, refrigerantes, pet’s, latinhas amassadas e limpas. Além do envolvimento dos educandos e educadores os pais também participaram, envolvendo assim as famílias.

No dia 30 os grupos vieram caracterizados, com suas cores respectivas e apresentaram para avaliação da mesa: música, couvert, dança e grito de paz. Todos os itens apresentados tinham que estar alinhados ao tema. Antes das apresentações houve um momento de mística preparado pela equipe da Pastoral/Cidadania, dirigido pelo Ir. Antônio Carlos Martins, iniciando com a frase de Dom Bosco, o santo da juventude: “Deus colocou-nos mundo para os outros”.

Após este momento, tivemos a acolhida e a fala do padre Rosalvino Morán Viñayo, diretor da Obra, que suscitou um “Amém” de todos os participantes, como um ato positivo ao convite de Deus à solidariedade. E disse que a solidariedade é uma palavra grandiosa de toda ação que os educandos realizaram nessa semana. E, continuou enfocando que a f0é que eles comunicam é o valor que a Obra não abre mão. Não quero que vocês sejam somente técnicos, mas sim um ser humano que faz a diferença e oportuniza um pouco aos que não tiveram a mesma chance de vocês, enfatizou o padre.

Para Marina Oliveira Mota, do curso de Administração disse que além de ajudar o próximo sente-se bem trabalhando em equipe, aumentando mais a vontade e o prazer de ajudar o próximo.

Ajudar o outro, cria unidade em áreas diferentes e fizemos juntos com o mesmo propósito comentaram: Sheila do Carmo da Silva, Maria do Socorro A. Ferreira e Solange M. dos S. Takara, ambas do curso de Confeitaria.

Já para as educandas: Francisca Freitas, Elisangela F. Magiezi e Elane F. Ezequiel do curso de Modelagem disseram que a gincana é solidariedade, é amor, é divertida e é integração.

Parabéns a todos os educadores e educandos pelo empenho e dedicação: a solidariedade tem nome: Obra Social Dom Bosco de Itaquera.

Ir. Silvania Cassia Pereira

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: