A EJA do Liceu Coração de Jesus cria jogo para o Bicentenário de Dom Bosco

Jostein Gaarder dizia que “não é o castelo de areia a coisa mais importante na brincadeira da criança. O mais importante é a imagem de um castelo de areia que a criança tem na cabeça antes de começar a construir o castelo”.

Os alunos e professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, proporcionaram este momento de imaginação às crianças que compareceram à Mostra Cultural do Liceu Coração de Jesus no dia 17 de outubro, sábado, nas dependências do colégio.

Com o tema “Sonhando com Dom Bosco” em comemoração ao bicentenário e nascimento de Dom Bosco, a EJA construiu um jogo, um caminho, com as passagens da vida do fundador dos Salesianos. A cada jogar de dados, a crianças caminhavam sobre um grande tapete e, ao parar se deparavam com uma fase da vida de Dom Bosco, podiam avançar ou recuar as casas. Ganhava quem chegasse primeiro ao final do caminho.

Destaque para as árvores que enfeitavam o trajeto e continham os sonhos dos alunos e das alunas da EJA: sonhos de prosperidade pessoal e profissional, sonhos de mudança e transformação da vida. Uma forma dos alunos que produziram e construíram cada etapa do jogo, estarem presentes, já que a maioria não pode comparecer à mostra devido a questões de trabalho.

As crianças também eram convidadas a escrever os seus sonhos e pendurar na árvore no final do jogo, após ganharem um doce pela conclusão de toda a etapa. Um alusão aos sonhos de 9 anos de São João Bosco que se concretizou por meio de toda a obra salesiana.

Texto: Stela Soares / Fotos: EJA Liceu Coração de Jesus

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: