“Adote uma Entidade” fortalece a solidariedade de jovens universitários

Os calouros do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Americana, apresentaram, em 31 de maio, no Campus Dom Bosco, as ações sociais que desenvolveram no programa “Adote uma Entidade.” O projeto “Adote uma Entidade”, criado em 2008, representa um conjunto de ações e atividades voluntárias desenvolvidas pelos alunos ingressantes, com o apoio dos veteranos da unidade, para entidades da região, além de fortalecer a consciência do trote solidário.

Os alunos apresentaram ao público as ações realizadas nas instituições e os resultados obtidos, e representantes das entidades também deixaram seus depoimentos sobre a relevância do projeto desenvolvido pelos alunos do UNISAL. “É uma excelente oportunidade para os alunos se conhecerem e aprenderem uns com os outros, além de plantarem a semente do espírito do ‘servir’. E o que eles fizeram pela nossa instituição foi o máximo que eles puderam e pra nós é o mais importante”, enfatiza Carla Bueno da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Para o Diretor de Operações, Prof. Homero Tadeu Colinas, as ações realizadas pelos alunos são os primeiros passos para a atuação deles como transformadores em suas profissões. “Vivemos um momento em nosso país que pede que busquemos soluções inteligentes, sustentáveis que possam diferenciar-se do que já é feito. Esses projetos, apoiados nos projetos integradores, nos fazem visualizar o perfil do profissional que a gente desejou para o nosso egresso” – comenta Homero.
Também participaram das apresentações o Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, Prof. Dr. Antonio Boeing, o Diretor de Operações, Homero Colinas, o Coordenador de Pastoral, P. José Antônio Pajola e os convidados: Roger Willians da Fonseca, Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Ação Social e Desenvolvimento Humano e Edna Borges de França Almeida, Assistente Social Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo.

Roger ressaltou que o trabalho voluntário deve sempre ser valorizado e parabenizou o UNISAL e todos os alunos envolvidos por “abraçarem” essas entidades assistenciais a promoverem ações positivas para a sociedade civil. “As entidades precisam da nossa atenção sempre e se todos nos unirmos e fizermos um pouquinho, conseguiremos ajudá-las neste trabalho sensacional”, completa Roger.

Já o Prof. Boeing falou sobre o espaço de aprendizagem proporcionado pelo projeto, bem como a importância do envolvimento das famílias citadas pelos alunos nas apresentações. “Esse trabalho é muito importante, pois nos faz ver o outro, nos faz perceber que o outro existe. São projetos como esse que cumprem nossa função social como instituição de ensino e mostra que o UNISAL está no caminho correto”, enfatiza Boeing.

As entidades beneficiadas esse ano foram: Casa de Dom Bosco, Centro de Prevenção à Cegueira, Comunidade Jeito de Ser Cristão, Apae Americana, Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, Centro de Apoio à Criança com Câncer de Santa Bárbara d´Oeste e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d´Oeste, Colorado Esporte Clube de Americana, Comunidade Católica Davi, Centro Cultural Família José, APAASFA, ONG Paz e Liberdade.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: