Artêmides Zatti, leigo professo da Congregação Salesiana, será proclamado Santo

Data da canonização ainda será anunciada 

No último sábado, dia 9, o Papa Francisco aprovou em reunião com o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, a canonização de Artêmides Zatti, leigo professo da Sociedade de São Francisco de Sales.

Na oportunidade, o Pontífice autorizou a promulgação do decreto referente a um milagre atribuído ao Bem-Aventurado Artêmides Zatti. 

O Salesiano que será inscrito no livro dos santos, nasceu em 12 de outubro de 1880, em Boretto, Itália, e faleceu em 15 de março de 1951, em Viedma, República Argentina. Sua beatificação foi feita por João Paulo II em 2002.

INTERCESSÃO

De acordo com relatos, o fenômeno ocorrido em 2016, consiste na cura de um filipino de Tanauan Batangas, acometido por um grave derrame isquêmico, agravado por hemorragia, cujo a família não possuía recursos para custear o procedimento cirúrgico necessário. 

Seu irmão, um coadjutor salesiano de Roma, orou por sua recuperação, por meio da intercessão do Beato Artêmides Zatti.

Três dias após retornar para casa (visto a falta de condições para a realização da cirurgia), em 24 de agosto, o filipino retirou o tubo gástrico nasal, oxigênio e pediu para se alimentar. 

VIVER A ESPERANÇA

Em mensagem divulgada na Agência Nacional Salesiana, (ANS)  o Superior Geral dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, afirmou que este anúncio, realizado às vésperas da celebração da Páscoa, representa um sinal de esperança diante dos desafios atuais.

Leia a mensagem completa do Reitor-Mor

“Esta notícia, à luz da Páscoa do Senhor, é uma mensagem e uma semente de esperança para o momento dramático que estamos vivendo, marcado pela pandemia e, sobretudo, por tantas guerras, particularmente a da Ucrânia, que trazem morte, dor e destruição. Artêmides Zatti incentiva-nos a viver a esperança como virtude e como atitude de vida em Deus. O caminho para a santidade requer muitas vezes uma mudança de valores e de visão. Foi esse o caminho vivido por Artêmides, que nas provações da vida descobriu na Cruz a grande oportunidade de renascer para uma vida nova.”

O vídeo já está disponível em italiano e espanhol.

Com informações: Agência Nacional Salesiana e Boletim Salesiano

Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: