Augusto Arribat

Início do processo: 19 – 03 – 1995
Conclusão do processo: 01 – 12 – 2002

José Augusto Arribat nasceu no dia 17 de dezembro de 1879 em Trédou (Rouergue), França. A pobreza da família obrigará o jovem Augusto a iniciar a escola média no oratório salesiano de Marselha somente aos 18 anos. Devido à situação política do início do século, ele iniciou a vida religiosa na Itália, e recebeu a veste talar das mãos do beato Miguel Rua.

Retornando à França começou a vida salesiana ativa, como todos os seus irmãos, numa condição de semiclandestinidade, primeiramente em Marselha e depois em La Navarre. Foi ordenado sacerdote em 1912. Chamado às armas na primeira guerra mundial serviu como enfermeiro.

Terminada a guerra, P. Arribat continuou a trabalhar intensamente em La Navarre até 1926, transferindo-se depois para Nice, onde ficou até 1931. Nesse ano iniciou o serviço de diretor em La Navarre e ao mesmo tempo foi encarregado da paróquia Santo Isidoro no vale de Sauvebonne. Seus paroquianos chamaram-no de “O Santo do Vale”. Ao final do terceiro ano foi enviado a Morges, no cantão de Vaud, Suíça. Exerceu depois, durante três sucessivos mandatos de seis anos, o encargo de diretor em Millau, em Villemur e em Thonon, na diocese de Annecy.

O período mais cheio de perigos e de graças foi provavelmente o de Villemur, durante a segunda guerra mundial. Os soldados das SS ocuparam a escola onde ele escondia jovens hebreus. Certo dia foi solicitado a levar tranqüilidade a um campo de refugiados políticos. Semblante aberto e sorridente, esse filho de Dom Bosco não afastava ninguém. Enquanto a sua magreza e o seu ascetismo referiam-no ao Cura d’Ars, o seu sorriso e a sua doçura eram realmente de um salesiano. “Foi o homem mais espontâneo do mundo”, disse uma testemunha.

Retornando a La Navarre em 1943, P. Arribat ali ficará até à morte, que se deu em 19 de março de 1963. Está sepultado em La Navarre.

Roma, Cidade do Vaticano
– Com rescrito assinado pelo Prefeito, Card. J. Saraiva Martins, e pelo Secretário, Dom E. Nowak, a Congregação para as Causas dos Santos concedeu validade canônica ao processo diocesano de canonização do Servo de Deus P. J. A. Arribat SDB (1879-1963). Nascido em Trédou, França, P. Arribat recebeu a veste talar das mãos do Padre Rua e foi ordenado sacerdote em 1912. Foi diretor nas comunidades de La Navarre, Morges, Millau, Villemur e Thonon. Está sepultado em La Navarre. O processo diocesano teve início em 1995.

sdb.org

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: