Campinas: 5ª Caminhada de São Domingos Sávio

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O dia 6 de maio é marcado pela festividade litúrgica em honra a São Domingos Sávio, o primeiro santo Salesiano. Modelo de alegria, humildade e serenidade para todos, especialmente para os jovens, o “pequeno gigante” Domingos Sávio é, há cinco anos, homenageado pela Obra Social São João Bosco através dos educandos dos Núcleos Santa Rita e São Domingos Sávio, ambos localizados na região do Campo Belo, Campinas-SP.

A homenagem aconteceu em forma de oração, caminhada e muita música! Os alunos do Núcleo São Domingos, juntamente com os educadores, foram ao encontro daqueles que se encontravam no Núcleo Santa Rita. Feito isto, todos se reuniram na capela para um momento de reflexão. Neste ano, o responsável foi o noviço salesiano Leandro Donizete, que contou, brevemente, a história do “jovem santo” que se tornou um grande amigo de Dom Bosco. Houve uma rápida encenação do primeiro encontro dos dois e, logo após, uma oração para iniciarem a caminhada.
O trajeto de um núcleo ao outro é de, em média, 1,5 km. As crianças e os jovens celebravam ao carregar a imagem de São Domingos, exemplo de aluno, cidadão e modelo de vida, pelas ruas do bairro. E a banda Ecosoul (formada por educandos da oficina de música) trouxe a alegria para este momento onde, muitos moradores da região, corriam até os seus portões e calçadas para presenciar a singela e brava comemoração!

Era como se a voz de Dom Bosco pairasse sobre todos os presentes com a pergunta: “Se Domingos, com tão pouca idade, pôde santificar-se, por que não poderei também eu?” – interroga São João Bosco ao escrever a vida do jovem santo.

]Ao final do percurso, alguns educandos leram algumas frases do homenageado, dentre elas, a mais famosa: “Antes morrer do que pecar!”.

Sobre Domingos Sávio:

Domingos era membro de uma família pobre em bens materiais. Sei pai, Carlos Sávio, exercia a função de ferreiro e, sua mãe, Brígida, era costureira. Domingos Sávio desde pequeno encantava a todos com a sua maturidade humana e cristã. Quando fez doze anos de idade, conheceu Dom Bosco, o qual mudaria a sua vida. Logo pediu para que o aceitasse no Oratório de Valdocco, a fim de continuar seus estudos e vir a ser padre. Diz um trecho do diálogo entre eles: “Então, que lhe parece? Leva-me para Turim, para eu poder estudar? – Parece-me que o tecido é bom. – E para que pode servir este tecido? – Para fazer um belo terno para oferecer ao Senhor. – Por conseguinte, se eu sou o tecido, seja Vossa Reverendíssima o alfaiate; leva-me consigo e faça um belo terno para Nosso Senhor.” Após ser acolhido no Oratório, pediu a Dom Bosco que o ajudasse a ser santo. Dentre as inúmeras virtudes deste Santo, temos: a alegria, humildade, serenidade, empenho no cumprimento de seus deveres de estudante e de servir aos outros, zelo para com os doentes e pacificador de conflitos.

São Domingos Sávio, rogai por nós!

Fotos e texto: Gabriela Haeitmann com informações do Livro de Acolhida da RSB Escolas

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: