Cummins e IDB desenvolvem Workshops e atividades on-line durante a pandemia

Parceria deu espaço ao formato virtual, contemplando os cursos de recursos humanos e inglês

Durante o mês de abril, a empresa Cummins do Brasil, parceira do Instituto Dom Bosco São Paulo (SP), desde o ano de 2018, realizou workshops para as turmas de recursos humanos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), das unidades Bom Retiro e Vila Paulistana, e para os alunos do curso de inglês, da unidade Central.  

Devido às medidas preventivas da Covid-19, a dinâmica aconteceu de forma virtual. 

Falando sobre Inglês

Com o objetivo de incentivar os educandos a revisarem a matéria ensinada no formato  presencial e remota, de forma lúdica, a Cummins e o IDB (Unidade Bom Retiro), realizaram no mês de abril, um bingo on-line. O momento resgatou as cores, dias da semana, meses, objetos e partes da casa em inglês. O sorteio também aconteceu de forma virtual, cada cartela foi criada por um voluntário da Cummins e enviada via WhatsApp.

“Esta parceria com a Cummins vem sendo construída desde o segundo semestre de 2018, e cada uma delas foi gratificante pois os educandos podem presenciar a possibilidade de aprender o idioma de várias formas além da convencional em sala de aula.”, declarou Iandara de Salles, educadora de inglês no Bom Retiro.

Os encontros, enquanto contexto de pandemia, seguirão a cada dois meses.

Falando sobre RH

Silvia Matos, Ali Valese e Michel França, gerente, analista e estagiário de recursos humanos da Cammis, respectivamente, realizaram com Katiane Paes, educadora do Bom Retiro, e Ana Cláudia, da Vila Paulistana, um bate-papo virtual com os educandos do CEDESP, com o propósito de apresentar como este setor atua no mercado, apresentar novas metodologias além de compartilharem suas próprias experiências. 

Durante o momento, os temas mais abordados foram: a constante evolução do RH e seu formato estratégico, cultura e clima organizacional, motivação dos colaboradores, recrutamento e seleção, entre outros assuntos.

Os educandos puderam esclarecer suas dúvidas, falar sobre os temas abordados, perguntar sobre a trajetória profissional dos palestrantes. Entre as dúvidas, algumas chamaram a atenção das educadoras, como: “Existe um perfil específico para atuar no setor?”, “Tudo se aprende?”.

Katiane afirmou que vê a parceria  “como uma grande oportunidade, pois nos mostra que os conteúdos aplicados correspondem com o cenário atual do mercado de trabalho”.

O que dizem os educandos

“É com grande prazer que parabenizo a Cummins e o IDB pela parceria, pois, desta forma, nossos conhecimentos aumentam. Este bate papo virtual superou minhas expectativas. Pude perceber que estou no caminho certo e que meus esforços não são em vão, já tinha uma grande admiração pelo setor de RH com tudo que estudamos e discutimos nas aulas, agora, tenho certeza que esta é a área que quero seguir. Obrigada IDB e Cummins.” (Idalice Santos Souza – CEDESP BR)

“O workshop da Cummins foi bem explicativo, anotei dicas, informações que achei interessante. É um alívio saber que existem empresas que funcionam de fato de maneira justa e correta. Saber que se trata de uma visão inteligente, atualizada, ampla, estratégica, respeitosa tanto com os colaboradores, quanto com os clientes. Eu gostei de ter participado desse Workshop, me motivou bastante pelo fato de estar à procura de um emprego, direções corretas, pesquisar mais sobre a empresa de interesse. Foi bom saber e acompanhar por meio de slides a evolução do RH e, realmente, o RH está indo cada vez mais além, e quebrando todo tabu”. (Amanda Lopes, – CEDESP Vila Paulistana).

“O workshop com a Cummins superou minhas expectativas e mais, até parece que pegaram a matéria que nossa educadora Katiane nos passou até agora. Abordaram todos os temas e explicaram cada tópico (clima organizacional, cultura organizacional, recrutamento, seleção e mais), abrangendo ainda mais nosso conhecimento. Creio que a didática usada foi de fácil assimilação para todos os 21 participantes. No workshop falaram também da importância de reter talentos e dar oportunidade de crescimento a todos da organização, demonstrando, assim, a relevância do profissional de recursos humanos dentro de uma organização. Nos mostraram que temos que estar alinhados com a cultura, missão e valores que determina a empresa, assim podemos nos preparar para uma entrevista e possível contratação. Digo mais, esta parceria com a Cummins agrega muito para todos, são trocas de conhecimentos que complementam ainda mais o conteúdo proposto pelo Instituto Dom Bosco. Muito obrigado a todos os envolvidos e é claro que não posso me esquecer, obrigado Katiane por nos preparar para os novos desafios de nossas vidas”. (Alexandre Augusto S. de Oliveira – CEDESP BR).

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: