Em carta aberta, juventude salesiana renova seu compromisso de fé

Durante o período da Jornada Mundial da Juventude 2016 aconteceu também, na Cracóvia, o Encontro Mundial do Movimento Juvenil Salesiano, no Brasil chamado de Articulação da Juventude Salesiana, e dentro sua programação, um fórum com a participação de cerca de 200 representantes de 45 países.

Do Brasil participaram os padres Roque Sibioni e Tiago Eliomar, a Ir. Gisele Rodrigues Coelho, os assessores de pastoral Rosebel Aparecida (Piracicaba) e Fábio Villar (Campinas-São José) e o jovem Iago Ervanovite, advogado, membro da Pastoral Juvenil Salesiana e da coordenação da Pastoral Juvenil Nacional da CNBB.

Os participantes do fórum elaboraram uma mensagem de reafirmação de compromisso em nome de todo o MJS. Leia na íntegra:

FÓRUM SYMDONBOSCO – JMJ CRACÓVIA 2016

NÓS, JOVENS REPRESENTANTES DO MOVIMENTO JUVENIL SALESIANO reunidos em Cracóvia para o FÓRUM SYMDONBOSCO, gostaríamos de compartilhar com todas as pessoas de boa-vontade o nosso renovado compromisso de fé. Unidos ao Papa Francisco, neste ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA, estamos determinados a reforçar as raízes da nossa fé, fundadas no Evangelho de Jesus Cristo. O carisma de Dom Bosco exprime a modalidade com que estas raízes florescem e crescem em nossas vidas.

RECONHECEMOS OS SINAIS DA MISERICÓRDIA DE DEUS QUE TOCAM CONSTANTEMENTE AS NOSSAS VIDAS.

Experimentamos a misericórdia em nossas famílias e através das pessoas que cuidam amorosamente de nós; quando celebramos os Sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Confissão; quando somos ouvidos e recebemos orientação para as nossas vidas; quando vivemos e compartilhamos o nosso caminho com irmãos e irmãs de outras religiões e convicções.

Percebemos a presença abençoada da misericórdia de Deus também quando muitas pessoas nos acompanham com suas orações; quando as pessoas ao nosso redor são pacientes diante dos nossos erros; quando muitas pessoas, de todas as idades, nos acolhem em suas casas e em seus corações.

ENQUANTO RECONHECEMOS TUDO ISSO, OLHAMOS PARA OS DESAFIOS QUE DEVEMOS ENFRENTAR.
Em muitas sociedades nas quais vivemos, sempre mais marcadas pelo individualismo e a secularização, nas quais a busca de sucesso, riqueza e poder é promovida como ideal supremo, somos desafiados a sustentar e testemunhar os valores cristãos do amor, do perdão e da misericórdia.

Estamos cientes de que o apelo a sermos misericordiosos e capazes de perdão é desafiado pelos preconceitos, pelo negativismo, pela injustiça e pelas críticas que recebemos da sociedade em geral, e, às vezes, também dos próprios jovens. A violência, especialmente aquela cometida em nome da religião, enfraquece ainda mais a profecia da caridade e da misericórdia, tornando difícil a proclamação da mensagem evangélica do perdão e da compaixão.

Sentimos e estamos convencidos da necessidade de deixar que o espírito de perdão cresça em nossos corações, superando os obstáculos e favorecendo a cultura do encontro e da esperança. Tudo isso deve ser enraizado e nutrido por uma renovada experiência de Jesus Cristo em nossas vidas.

Somente a partir de uma experiência centrada em Cristo poderemos abraçar completamente o desafio de sair dos nossos refúgios cômodos, agindo segundo uma nova mentalidade inspirada pelo Evangelho, construindo locais de paz e fraternidade. Somente a partir deste sagrado espaço rico de significado, poderemos vencer o poder do medo e a falta de coragem.

Este caminho é um desafio que, uma vez aceito, haverá de nos ajudar realmente a compartilhar com os outros o que deixamos florescer em nossos corações.

POR ISSO, COMO JOVENS DO MOVIMENTO JUVENIL SALESIANO, GUIADOS PELA ESPIRITUALIDADE JUVENIL SALESIANA, COMPROMETEMO-NOS A RESPONDER AO DESAFIO DO EVANGELHO QUE HOJE NOS É NOVAMENTE PROPOSTO ATRAVÉS DO APELO DO PAPA FRANCISCO.

Comprometemo-nos a receber a misericórdia de Deus para com cada um de nós como um dom, vivendo-a no cotidiano com alegria e otimismo. Dia após dia a Misericórdia de Deus torna-se a fonte da nossa esperança e uma experiência compartilhada com outros jovens.

Comprometemo-nos em nossos grupos e associações a reforçar os momentos de crescimento espiritual que nos ajudarão a ver os outros com os olhos de Deus. Momentos espirituais, como a oração, a contemplação da Palavra, a adoração silenciosa, dão razão da nossa fé, oferecem-nos uma visão para superar os temores e criatividade pastoral para dar voz aos jovens.

Comprometemo-nos a viver as obras de misericórdia em nossas atividades pastorais, especialmente acolhendo os estrangeiros e ajudando os jovens mais necessitados. Oferecemos compaixão e paciência em nossas experiências educativas e pastorais para com todos, a prescindir da cor, da religião e da crença política de cada um.

Comprometemo-nos a reforçar em nossas casas e presenças o “espírito de família”, tão caro à visão carismática de Dom Bosco, que se torna realidade viva em Mornese com Madre Mazzarello, e tão central em nossa Espiritualidade Juvenil Salesiana. ‘O espírito salesiano de família’ haverá de ajudar-nos a ser verdadeiros construtores de pontes, agentes autênticos de fraternidade, exemplos vivos e críveis de esperança para um mundo melhor a partir de hoje.

Em 1884, em sua Carta de Roma, Dom Bosco escreve: “Que os jovens não somente sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados”. Ouçamos novamente hoje estas palavras cheias de amor à luz do Ano Jubilar da Misericórdia. Rezemos e comprometamo-nos para que as nossas palavras e as nossas ações ajudem os jovens a experimentarem um amor misericordioso – um amor rico de misericórdia.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: