Falece o Pe. Adolfo Martini

Comunicamos o falecimento do Pe. Adolfo Martini no dia 27 de fevereiro de 2016.

Padre Marini nasceu em Luiz Alves (SC) no dia 29 de julho de 1926. Portanto faleceu com 90 anos. Seus pais foram João Martini e Matilde Martini. Seu primeiro contato com os salesianso foi em Ascurra (SC) em 1939. Teve um longo itinerário vocacional passando por Ascurra, Lavrinhas e Lorena de 1941 a 1944, em Pindamonhangaba para o noviciado em 1945, onde fez a primeira profissão religiosa aos 31 de janeiro de 1946, portanto 70 anos de vida religiosa salesina. Em seguida voltou para Lorena para os cursos científico e de filosofia de 1946 a 1948. O tirocínio prático foi realizado nas cidades de Campo Grande e Cuiabá de 1949 a 1951. Depois desta data, retorna para São Paulo, e Instituto Teológico Pio XI fez seu curso de teologia coroando-o com a ordenação sacerdotal no dia 8 de dezembro de 1955 pelas mãos de Dom Orlando Chaves, bispo salesiano.

Assim, padre Martini faleceu com 60 anos de sacerdócio. Foi um verdadeiro e bom salesiano. Falava muito bem o italiano e era exímio professor de Geografia Geral e do Brasil. Trabalhou muitos anos com encarregado da disciplina no aspirantado de Ascurra em 1965, em São Paulo, no Instituto Salesiano São Francisco, São Paulo Mooca, onde trabalhou por dez anos, no Instituto Dom Bosco – Bom Retiro por quatro anos. A sua nota caracterísitica foi um grande amor pelo Oratório Festivo. Sempre presente no pátio, conhecedor das crianças e jovens e suas famílias. No Oratório era diretor, organizador, animador e catequista. Como encarregado do Oratório em Sorocaba, depois pároco em Londrina e Sorocaba novamente e em todo lugar tinha sempre na boca N. S. Auxiliadora e Dom Bosco. Por uns dez anos foi confessor no aspirantado de Piracicaba e se prestava de boa vontade para atender os jovens no Sacramento da Pentiência, visitar enfermos e idosos. Transferido, mais tarde para Americana começou decair na saúde. Os últimos cinco anos viveu em Campinas, no Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, na enfermaria, testemunha de paciência repetindo sempre “seja feita a vontade de Deus”.

A missa de corpo presente foi presidida por Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo – RS e concelebrada por inúmeros sacerdotes salesianos. As exéquias celebradas pelo padre Edson Donizetti Castilho, inspetor salesianos de São Paulo. Ambos puderam falar da grandeza de alma do padre Martini. Hoje ele repousa na no jazigo dos Salesianos, no cemitério da Saudade em Campinas.
Rezemos, não somente hoje, pelo descanso eterno deste nossao irmãos e que no Ano Santo extraordinário da Misericórdia estajamos muito atentos à esta obra de misericárdia espiritual, rezar pelos vivos e defuntos. “Dai-lhe, Senhor, o descnaso eterno e brilhe para ele a vossa luz. Descanse e paz. Amém”.

Secretaria Inspetorial

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: