Instituto Dom Bosco: CCA PROVIM faz Árvore dos Direitos Humanos

Após a visitação ao SESC Bom Retiro, a exposição “Para Respirar Liberdade – 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, inspirou os educandos e o educador Marcos Costa a desenvolverem a Árvore dos Direitos Humanos do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor (CCA PROVIM) do Instituto Dom Bosco. Clique aqui e relembre a visita

Feita de papel, canetinha e de colagens diversas, a árvore, inaugurada no dia 18 de junho, foi elaborada por crianças e adolescentes com idade de 8 a 14 anos. A elaboração foi feita durante o mês de maio, onde os jovens conheceram direitos e deveres, entendendo melhor sobre políticas públicas e direitos humanos. Durante as pesquisas, os pequenos puderam desenvolver suas “próprias leis”.

Na abertura, a jovem Maria Gabriela e Glória Fatorelli leu o texto “O Valor da Vida”, de Augusto Cury. “Uma parte fundamental foi eles escreverem o nome em uma folha, também fixada na parede. É simples, mas isso representou a individualidade de cada um, mostrando que de fato somos seres singulares, vivendo no plural!” declarou Marcos. Chamou atenção um grupo de jovens incluir sobre melhorias para o sistema carcerário: “Mais armas de borracha, para que não aconteçam tantas mortes”.

“Fazendo algumas pesquisas percebi que o preconceito com gays e lésbicas matam pessoas, isso é muito ruim e muito triste, e são muitas as pessoas que estão morrendo, achei importante falar sobre esse assunto”, concluiu a jovem Nicoli Santos, de 12 anos, que espontaneamente ao observar os índices de morte por discriminação, realizou uma pesquisa voltada ao tema.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – IDB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: