Jovens Universitários preparam-se para visita ao cárcere

A pergunta que permeia o mundo salesiano é: “Quais salesianos para os jovens de hoje?” O capítulo Geral 28 que aconteceu nos últimos dias em Turim refletiu acerca dessa temática. Enquanto isso, nos perguntamos também: “Quais jovens para os salesianos de hoje?”. 
Dom Bosco continua a perguntar, afim de entender a realidade social, antropológica, cultural e transcendental de cada indivíduo que passa por essa fase signifcativa da vida humana. Eles estão constantemente a responder. Com palavras, gestos, silêncios, ações. 

Nas últimas duas semanas (02/03 a 13/03) mais de quarenta estudantes universitários debruçaram-se a responder tal pergunta a partir dos estudos da gênese da Congregação Salesiana – o serviço de acompanhamento e devoltiva de dignidade aos jovens que se encontram internos nos cárceres. 

A iniciativa que brota de uma parceria da Rádio Dom, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Rede Salesiana Brasil de Ação Social e Inspetoria Salesiana de São Paulo (ISSP) leva como identidade o nome: “POR ELES”, justamente por ter como motivação aquilo que também estava no coração do Pai e Mestre da Juventude – “Até o meu último Suspiro seja por eles, pelos jovens”. 

Além de salesianos consagrados, diversos professores da área psicológica, pedagógica e jurídica passaram para desenvolver conferências de temas pertinentes a todos aqueles que se propõem a andentrar as unidades de internação: “Sistema Preventivo”, “Juventudes Psicopatas”, Juventudes Suícidas”, “Educomunicação”, “Substâncias Psicoativas, acompanhamento e intervenção breve”, “Juventudes Contemporâneas” e aulas ligadas ao método e história de São João Bosco. 

Dentre os profissionais que participaram de forma voluntária a frente das conferências, padre Agnaldo Soares de Lima, SDB (Assessor da Rede Salesiana Brasil de Ação Social) esteve presente e partilhou experiências dos mais de 30 anos que trabalha junto as medidas socioeducativas nas mais variadas esferas, inclusive a nacional.  O próximo passo do projeto “Por Eles” é a visita às unidades de Internação, onde poderão realizar através de experiências com a rádio (estúdio da Rádio Dom dentro da internação), acompanhamento pessoal e grupal, bem como a elaboração do projeto de vida de cada um dos adolescentes, proporcionar a partir da liberdade de cada um, a vida em abundância.

Texto: Ronnaldh Alexandre Rebouças de Oliveira – Rádio Dom

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: