Oratório São Luiz sedia Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

No dia 26 de outubro foi realizada a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Lorena. A Obra Social Salesiana, o CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) – Oratório São Luiz acolheu esse momento significativo da história do município, contando com a participação de 76 educandos de idades entre 7 e 17 anos e suas famílias, 24 educadores, 11 salesianos, representantes da Rede Socioassistêncial, Subsecretaria de Juventudes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social e outros representantes do poder público.

A presidente do CMDCA e coordenadora da obra social salesiana, Wanessa Andrea Vieira esteve presente durante todo o evento, destacando também a participação efetiva dos Salesianos na luta pela garantia de direitos das crianças e adolescentes, objetivo também de Dom Bosco quando entendia sua máxima “honestos cidadãos”.

A mesa da Conferência foi composta pelo diretor da presença salesiana de Lorena, o Padre Luís Fabiano Barbosa, o prefeito Fábio Marcondes, a vice-prefeita Marieta Bartelega, a secretária de assistência e desenvolvimento social Zeila Pozzatti e a presidente do CMDCA supracitada.

Para que tal evento acontecesse, foi constituída uma comissão organizadora que incansavelmente realizou diversas manifestações em rede pelo munícipio: sete pré-conferências, uma caminhada em prol dos direitos e muitas discussões em volta dos seguintes eixos:

• Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
• Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
• Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
• Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
• Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

A partir dessas discussões saíram propostas pertinentes ao cenário político que exige cada vez mais ações concretas no que diz respeito a garantia de direitos das crianças e adolescentes.
Da Conferência foram eleitos quatro delegados oriundos do CEDESP que representarão a cidade em nível estadual. Entre eles, eleitos uma criança de sete anos e três adolescentes entre 15 e 17 anos.
Algumas falas de crianças e adolescentes sobre seus direitos:

“(…) As crianças tem direito a brincar, ter lazer, mas porque os pais não têm? Eles trabalham muito e não tem tempo por isso estão sempre nervosos e tristes, precisa ter espaços para os pais também, e eu quero representar o PROVIM em todos os lugares que eu for” Rafael – 7 anos educando do PROVIM/CEDESP;

“(…) Nossos direitos estão sendo impedidos pelas pessoas que deveriam garantir, isso é muito triste, por isso estou aqui e quero continuar lutando junto com os educadores, porque eu aprendi que nós temos voz e precisamos colocar em prática” Rita – 15 anos educanda do Espaço Aprendiz/CEDESP;

“(…) Na última Conferência eu participei, mas não entendia muito bem o que estava fazendo aqui, na próxima eu já serei uma jovem e hoje eu entendo a importância do meu papel nessa luta, por isso quero lutar junto lá no meu bairro, aqui no CEDESP e na minha cidade pelos direitos que todos nós temos” Larissa – 17 anos educanda do Espaço Aprendiz/CEDESP.

CEDESP Oratório São Luiz

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: