Papa aos jovens: aprendamos a chorar

Somente com os olhos limpos pelas lágrimas poderemos responder à perguntas tão difíceis como esta: por que as crianças sofrem? Assim, o Papa deixou de lado a homilia que havia preparado e, inspirado no testemunho de uma ex-menina de rua, falando em espanhol, convidou todos a aprender a chorar.

“Ao mundo de hoje falta chorar. Certas realidade da vida somente podemos ver com os olhos limpos pelas lágrimas. Aprendamos a chorar como ela nos ensinou. Se vocês não aprenderem a chorar vocês não serão bons cristãos”, exortou o Papa.

Pensar, sentir, fazer

Ao responder outra pergunta apresentada pelos jovens sobre o excesso de informação nos dias atuais, Francisco disse que não precisamos de “jovens museus”, que detêm toda a informação mas não sabem o que fazer com ela. Para aproveitar as informações é preciso agir, disse Francisco, ao sugerir um novo trinômio: pensar, sentir, fazer. “Se a informação de nossa cabeça desce até o coração, ele se emociona, e vai para as nossas mãos, assim agimos”, reiterou Francisco. “Não jovens de museu, mas jovens sábios. Para ser sábio, usar as três linguagens. Pensar bem, sentir bem e fazer bem e deixar-se surpreender pelo amor de Deus”, completou Francisco.

Deixar-se amar

O terceiro testemunho, de um jovem estudante que junto com seus amigos criou um sistema de iluminação para os atingidos pelo furacão Yolanda, inspirou o Papa a dizer que precisamos aprender a amar. “É mais difícil deixar-se amar do que amar, por isso é tão difícil chegar ao amor perfeito de Jesus”, disse Francisco, ao recordar a parte do Evangelho de Mateus na qual Cristo o amou.

“A realidade de vocês é superior a todas as ideias que eu havia preparado”, concluiu o Papa.

Confira o encontro do Papa com a juventude filipina clicando aqui.

Jovens Conectados via Rádio Vaticana

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: