Projeto sobre habilidades socioemocionais é implantado no Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O Ensino Fundamental 1 do Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, com o direcionamento da Orientadora Pedagógica, Poliana Thomaz, desenvolveu um projeto sobre habilidades socioemocionais.

O projeto foi executado por meio das seguintes etapas: Realização – a acolhida “Bom Dia/Boa Tarde”, explicação das ações; a leitura do livro “A história da menina e do medo da menina”, de Luciane Regina Paulino Tognella; exibição de um trecho do filme “Divertida Mente”, da Disney; construção do pote dos sentimentos (um galão de água reaproveitado como reciclável funcionou como pote). 

Durante toda a semana, todos os professores foram convidados a estimular os alunos, em suas salas, a refletirem sobre as emoções, para assim saberem como eles estavam se sentindo.

Após várias escritas no pote dos sentimentos, foi montado, no setor, um painel com todos os recados, que foram contextualizados com os personagens do filme – Alegria, Tristeza, Raiva e Nojo.

A Orientadora Pedagógica salientou que: “Foi uma rica experiência que permitiu entender os sentimentos dos alunos, proporcionar uma reflexão acerca do como eu me sinto e escrever, externalizando o universo interno”.

O setor do Ensino Fundamental 1 realizará, com frequência, ações previstas em calendário, com ferramentas que possam propiciar momentos de reflexão emocional para os alunos. 

Nos próximos meses, estão previstas rodas de conversa, trocas de sentimentos, motivação pastoral, atividades pedagógicas em Ensino Religioso e eventos no setor, que vão cuidar dos sentimentos e abrir espaço para o compartilhamento e aprendizado emocional.

Comunicação e Marketing Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora

Artigos Relacionados

Receba notificações sobre as mais recentes notícias da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Inscreva-se!