Salesianos de Turim acolhem refugiados

Vêm do Mali, Nigéria, Afeganistão, Paquistão:são 16 jovens refugiados,20/23 anos,acolhidos dois a dois nas obras da Circunscrição Especial salesiana Piemonte-Vale d’Aosta (ICP), dispostas a acolher os migrantes listados pelo SPRAR – Sistema de proteção para os que pedem asilo e para os refugiados do governo.

Os primeiros se estão ajeitando nestas horas no Liceu, de Valsálice;no Oratório festivo, da Crocetta; e na Paróquia do Monterosa.Até o fim do mês se alojarão também nas casas salesianas de Cumiana,San Benigno,Novara,Trino Vercellese e Vigliano,logo depois que se firmarem os convênios entre o Município de Turim,as Dioceses e as Casas administradas pelos Filhos de Dom Bosco. “Aos 16 jovens adultos devem-se juntar quatro menores estrangeiros não-acompanhados, de nacionalidade egípcia, que serão hospedados proximamente num apartamento da Comunidade residencial para crianças e adolescentes “Harambée”,ativa em nossa Paróquia de Casale Monferrato” – explica o Pe. Domenico Ricca,Capelão do ‘Cárcere de menores turinense Ferrante Aporti’, que está coordenando para os salesianos a acolhença dos refugiados.

“Os refugiados que estão chegando às nossas obras – precisa o Superior da Circunscrição Especial salesiana Piemonte-Vale d’Aosta (ICP),P. Enrico StasiSDB – são um primeiro fruto concreto,depois das celebrações do Bicentenário de Dom Bosco.Se ele aqui estivesse hoje,ocupar-se-ia dos refugiados, que são hoje os jovens mais pobres”.

O percurso de hospitalidade prevê um tempo de permanência nos ambientes de, no máximo, doze meses,durante os quais os jovens são convidados a frequentar cursos de italiano e de formação profissional, para garantir-lhes uma inserção real no tecido social local.

ANS – Turim com informações de Marina Lomunno, do Jornal ‘Avvenire’.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: