Serviço de Animação Vocacional

 

 

A vocação salesiana é um dom de Deus radicado no Batismo. É o chamado para tornar-se, como Dom Bosco, discípulos de Cristo e formar comunidades que testemunham aos jovens o seu amor de Bom Pastor. (Ratio n.01)

A vocação salesiana é uma graça do Pai que nos amou por primeiro, mas é ao mesmo tempo opção e escolha. Vocação e opção devem ser verificadas, motivadas e amadurecidas. (Suplemento daRatio n.02)

Nesse sentido, o Serviço de Animação Vocacional da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora tem como objetivo articular, dentro da perspectiva do Planejamento Orgânico Inspetorial as diversas frentes pastorais da Inspetoria em vista da criação de uma Cultura Vocacional.

Para colocar seu objetivo em prática, o SAV trabalha com diversas ações, entre elas:

  • Acompanhamento do desenvolvimento dos grupos e o amadurecimento das lideranças. Identificar potenciais vocacionados. Favorecer a prática sacramental.
  • Formação de grupos de partilha, oração e identidade claramente vocacional (Encontros Vocacionais locais).
  • Iniciação do processo de acompanhamento eclesial, psicoafetivo e de orientação carismática dos candidatos que já fizeram adesão ao itinerário.
  • Acompanhamento dos egressos das fases formativas;
  • Favorecimento da convivência dos candidatos na comunidade de consagrados, com os formandos (Convivência Vocacional) e nas Semanas Missionárias Vocacionais, Semana Santa Vocacional e Semana Vocacional
  • Aplicação do Itinerário de Educação à Fé (1ª a 4ª etapa) para candidatos adolescentes de14 a 16 anos (ou até 2º ano do Ensino Médio);
  • Aplicação do Itinerário Evangelho e Vida para candidatos jovens acima de 17 anos (ou cursando o 3º ano do Ensino Médio)
  • Visita às famílias dos vocacionados, análise de sua vida eclesial/pastoral, acompanhamento de, no mínimo um ano pelo SAV, com apresentação de reais motivações para o ingresso na experiência do Aspirantado.

Conheça os blogs dos formandos salesianos

Pré-Noviciado

Noviciado

Se você tem desejo de conhecer o carisma salesiano, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 11 3225-5800.

Responsável pelo Serviço de Animação Vocacional:  Pe. Glauco Landim e equipe de assessoria pastoral

 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: