Sessão Solene e Grande Oratório Festivo em Lorena

Agosto de 2015. A data será lembrada como o mês das festividades de 200 anos do nascimento de Dom Bosco. O santo dos jovens se tornou, ao longo do tempo, o pai de toda a humanidade que sonha com um mundo melhor.

No dia 28 de agosto, a Câmara Municipal de Lorena realizou uma sessão solene no Salão do Júri do UNISAL para homenagear membros da sociedade que representam as frentes salesianas.

Na ocasião, foram destacados Pe. Cláudio Motta, Diretor do Colégio São Joaquim e Reitor do Santuário de São Benedito; Adriana Maciel Scaldaferri dos Santos, Vice-Diretora do Colégio São Joaquim; Ir. José Aparecidto Carloto (Zezo) – responsável pelo Oratório São Luiz; Pe. André Luiz Simões, Gerente Financeiro do UNISAL; Fábio Garcia dos Reis, Diretor de Operações do UNISAL; Pe. Mario Bonatti, representante do Oratório Santa Edwiges; Amélia Pires Antonio Ragazini, Zeladora do Santuário São Benedito; Pe. Plínio Possobom, Santuário Dom Bosco e Oratório Madre Mazzarello; Pe. André Luiz Simões, Oratório Dom Bosco – Vila Brito; Pe. Alexandre Luís de Oliveira, da Comunidade Instituto Salesiano São José – Pós Noviciado; Jeanice Antunes Barbosa, da Associação de Maria Auxiliadora, Presidente da ADMA; Nelma Mattioli, Presidente da União dos Ex-Alunos; Profª Maria Cristina Santos, formadora Cooperadores Salesianos – CCSS e Domingos Valdair de Oliveira, coordenador do CCSS.

Uma noite de muita emoção marcada pela união de pessoas que reconhecem o valor de Dom Bosco para a sociedade ao redor do mundo.

A festa não parou por aí. O domingo, 30 de agosto, foi um dia aguardado por devotos e toda a comunidade salesiana – Data do Grande Oratório Festivo. A quadra do Colégio São Joaquim virou um grande palco da alegria e devoção.
Jeanice Antunes Barbosa acordou cedo para não perder nenhum detalhe da missa preparada pelas frentes salesianas e que foi presidida pelo Inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo, Pe. Edson Donizete Castilho.
“Dom Bosco representa e muito não somente para mim, como também para minha família. Por meio de sua doutrina, formei filhos maravilhosos que hoje ganham a vida dignamente e que carregam consigo a fé na bondade de Dom Bosco”, revela Jeanice.

Na homilia, Pe. Edson destacou a importância deste santo salesiano. “Dom Bosco não rezava da forma tradicional, ele praticava a oração ao espalhar seu amor imenso na sociedade”, revelou Pe. Edson durante exposição da homilia.
Pe. Edson ressaltou a importância de seguirmos os passos de Dom Bosco e acreditarmos que é possível ser fiel aos seus ensinamentos. “Dom Bosco nadou em águas nem tão serenas e esses desafios permanecem até os dias atuais. Ele focava nas causas dos problemas e não em sua consequência”, afirma Castilho.

A juventude também marcou presença na Celebração Eucarística. Vivian Suelen da Silva afirma que Dom Bosco é um exemplo de pai. “É nele que me espelho para seguir uma trajetória marcante e cheia de amor”, destaca a jovem.
Durante a missa concelebrada pelos padres salesianos Mario Bonatti, André Luiz Simões, Alexandre Luís de Oliveira e Cláudio Motta e que contou também com a presença do seminarista Diego da Silva foram apresentadas uma peça sobre a vida de Dom Bosco, encenada por jovens do CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo), além de um documentário sobre o papel dos salesianos no Brasil.

Após duas horas de oração, os fiéis seguiram com o andor do santo em passeata em direção ao Centro Social Urbano de Lorena. A procissão festiva contou com o apoio da Prefeitura, Sindicato dos Comerciários e Polícia Militar. O evento ainda contou com o projeto Batucarte e a animação de um trio elétrico com músicas dedicadas a Dom Bosco.
A grande festa dos jovens terminou no CSU, onde foram oferecidas inúmeras brincadeiras gratuitas à toda a família salesiana. O que muitos fiéis não esperavam era a surpresa que viria do céu. Um paraquedista trouxe do alto uma bandeira dedicada ao santo. As homenagens vindas do céu terminaram no chão, com apresentação de um Flash Mob # Gratidão 200 anos.

Para Pe.Edson, Dom Bosco foi devidamente e merecidamente festejado. “As iniciativas para festejar este santo salesiano foram variadas, desde a inauguração de praças e parques, passando por congressos e seminários até eventos religiosos como a tradicional Romaria Salesiana”, conclui o sacerdote.

Lilian de Paula

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: