Tampinhas são usadas para jogo matemático com crianças

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental A e B do Dom Bosquinho (Cruzeiro-SP) desenvolveram no dia 7 de abril um novo jogo matemático: tabuleiro de tampinhas.

Em duplas, os alunos recebem duas cartelas, dois dados e algumas peças para cobrirem os tabuleiros.  O primeiro jogador lança os dados, soma a quantidade tirada e coloca o mesmo número de peças sobre o tabuleiro, em seguida o outro jogador realiza o mesmo processo, vence quem preencher primeiro a cartela.

O objetivo desta atividade é promover a interação entre os alunos e o respeito à vez do próximo, além do desenvolvimento da lógica e cálculo mental na contagem e somatória dos números. Uma maneira lúdica de incentivar a aprendizagem.

A aluna Lis Puerta do 1º ano A, seis anos, parece ter se divertido: “Achei muito legal, eu gosto de jogos! Aprendi que tenho que contar os dois dados para ganhar mais pontos… Aprendi também que tenho que esperar meu amigo jogar e depois é a minha vez”.

Texto: Pedro Henrique Monteiro Whately Martins / Fotos: Fernanda Maria de Paiva e Juliana Aparecida Ramos da Silva 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: