UNISAL realiza IV Fórum de Responsabilidade Socioambiental em Campinas

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo — UNISAL, realizou em 25 de setembro, a 4° edição do Fórum de Responsabilidade Socioambiental, na Unidade Campinas, Campus São José.

O objetivo principal do evento foi de promover a reflexão e motivar ações conjuntas sobre os temas dos Núcleos de Educação Ambiental, em Direitos Humanos e das Relações Étnico-Raciais, Cultural e Indígena.

A proposta da quarta edição do evento focou na ação dos alunos enquanto protagonistas, no convite à reflexão e nas propostas para mudanças de hábitos e perspectivas.

O evento foi iniciado pelas palavras do Pe. Toninho, Diretor da Pastoral, que ressaltaram a importância da vida e do respeito a ela. Na sequência, o Prof. Anderson Luiz Barbosa, Diretor de Operações do UNISAL Campinas oficializou a abertura do evento, salientando a importância de encontros como o Fórum, que já está na quarta edição e de como as reflexões contribuem para a formação dos alunos e da comunidade.

O vereador Jorge da Farmácia aceitou o convite para participar, e compartilhou com alunos e comunidade presente, dados de ações sustentáveis na cidade de Campinas. O Vereador, por mais de uma vez, ressaltou a importância de incentivar a preservação da vida e do respeito pela paz, reflexões que não podem ser desconectadas do Ensino, nas suas diversas etapas.

O representante do Núcleo em Educação Ambiental em Campinas, Prof. Dr. Moacir Pereira, compartilhou as contribuições do Vereador Jorge da Farmácia em relação às ações para o descarte consciente de medicamentos na cidade de Campinas, além das ações como presidente da Comissão Permanente de Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Câmara de Campinas e integrante do conselho gestor da secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Na sequência das palavras do Vereador, assumiram a fala as alunas Lucimara Regina Rocha Silva, Bruna Taislaine Pinge, Rayane Ribas Martuchi e Márcia Helena Aparecida Pires, do décimo semestre de Psicologia. Sob a orientação da Prof. Me. Maisa Elena Ribeiro, elas trouxeram experiências vivenciadas durante a realização do estágio, no contexto dos processos de exclusão e a atuação da Psicologia em contextos comunitários. As estatísticas precisas sobre os mais diversos tipos de exclusão e de preconceitos no Brasil e em Campinas, em particular, permitiram a reflexão de uma cidade que nem todos conheciam.

O evento também contou com a presença dos alunos Caio Fernando Galindo Ribeiro, Diana Karoline dos Santos, Clife Kemble Saintilus, Jeferson Gerry Batista Santos que, sob a orientação do Prof. Dr. Nasser Mahmoud Hasan, apresentaram “Empreendedorismo Social e Direitos Humanos”. O grupo comentou sobre a própria definição dos Direitos Humanos e requisitos que devem ser acessíveis a todos e por isso são as frentes de ação da ONU, tais como a erradicação da fome, o acesso à água potável e a educação de qualidade, dentre outros.

Além dos alunos e colaboradores do UNISAL, a Comunidade vizinha também foi convidada. Foi disponibilizada uma caixa para descarte de material de descarte de aparelhos ecoeletrônicos e, na ocasião, foram recolhidos alguns itens trazidos pelos vizinhos da Instituição. A coleta desses itens é uma iniciativa permanente no Campus São José, a partir da qual já foram desenvolvidos projetos com os alunos e artigos acadêmicos e de divulgação.

Protagonismo dos alunos

Para completar o programa do evento, alunos de sexto e do oitavo semestres dos cursos de Engenharia de Produção apresentaram projetos desenvolvidos sobre o tema de descarte consciente e sustentabilidade.

A aluna Raíssa Pires, que está no sexto semestre apresentou o protótipo de equipamento desenvolvido por seu grupo, que permite limpar os vidros com restos de esmalte para que o recipiente possa ser reaproveitado, ao invés de descartado no ambiente após curto período de uso.

A aluna Larissa Bartelli, do oitavo semestre comentou a iniciativa do seu grupo, que propôs a redução da utilização de papéis nas empresas para acompanhamento de fluxo de produção nas empresas.

Já Joanderson Tavares, aluno do oitavo semestre explicou seu projeto, mencionando os detalhes dos ladrilhos criados a partir de copos plásticos descartáveis e os tijolos decorativos produzidos com os restos de material (plástico, lona etc) e garrafas de vidro.

A aluna Gabriela Duarte, oitavo semestre, apresentou o projeto que emprega restos de óleo vegetal para criação de velas, como uma alternativa a partir do artesanato de reaproveitamento de material e possível geração de renda.
Os alunos Camila da Silva e Matheus Ferreira apresentaram os protótipos de bancadas, baseados no Programa 5S, que permitem maior organização e visualização de itens de trabalho, evitando a compra excessiva e desnecessária dos materiais.

Silas de Oliveira, aluno do oitavo semestre, representa o grupo que desenvolveu um protótipo para a coleta de cápsulas de café, facilitando a separação e correta destinação ao alumínio e a utilização do pó para compostagem e adubação.

Ao final do evento, a Profa. Dra. Wanessa Gazzoni, coordenadora da Extensão na Unidade Campinas e parte da Comissão Organizadora comentou sobre o “orgulho de ouvir os relatos dos alunos sobre a questão do respeito pela vida de todos em sociedade e de conhecer as ações de cada grupo que pensaram e desenvolveram protótipos, com o objetivo de proporcionar reaproveitamento de materiais”. Complementou ainda que “a presença dos alunos permitiu que o evento falasse de realidades e não somente de reflexões e ideias”.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: